Feira favorece as adoções de 42 animais abandonados

image_pdfimage_print

Domingo (19), ocorreu a 3ª edição do Domingo Pet – Feira de Adoção de Pets, realizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente no Parque da Juventude “Dílson Luiz Rosseto”.

Os animais adotados, 15 gatos e 27 cachorros, eram filhotes e adultos que foram resgatados por cuidadores voluntários, que muitas vezes não tem contatos e meios para divulgar e tiveram a oportunidade na feira de levar os animas para encontrar um lar definitivo.

“Quando pensamos no Domingo Pet, inicialmente imaginamos uma oportunidade para os grupos de proteção animal terem um local com divulgação ampliada para anunciar os animais sem lar. Nessa última Feira, vários cuidadores voluntários que não integram nenhum grupo, entraram em contato conosco perguntando se poderiam também participar. E foi a feira com maior adoção realizada. Percebemos até no final da tarde, famílias, casais, idosos indo até o Parque da Juventude para encontrar um companheiro e levar para casa”, comentou Ana Paula Marques Rodrigues, secretária da pasta.

Os organizadores criaram um ‘Espaço Pet’ com brinquedos construídos de forma sustentável, aproveitando materiais que seriam descartados. Os adestradores da ‘Honório Adestramento’ levaram animais e realizaram uma apresentação sobre comandos e vários visitantes doaram ração e medicamentos para os animais abandonados.

A secretária Ana Paula agradece aos organizadores e destaca a colaboração de todos que estiveram presentes: “o grupo ‘Só Bichos’ que realizou o cadastro de adoção responsável, a loja parceira Agrolimp que doou ração para os animais adotados. O Honório Adestramento trouxe sua turma para aproveitar os brinquedos do ‘Espaço Pet’, e realizou uma apresentação dos cães adestrados. A Univet que ajudou na estrutura e os demais que puderam colaborar direta ou indiretamente”.

Saiba mais sobre a posse responsável de animais de estimação:

Em primeiro lugar, é importante entender o que é posse responsável de animais. Muito além do carinho e da atenção que, moralmente, devem ser direcionados ao Pet, preservar o bem-estar animal está previsto em lei, e fazer o contrário é considerado crime.

Dessa forma, tornar-se tutor é assumir a responsabilidade pelas condições de vida daquele animal. Sobretudo, isso significa ter deveres ligados à saúde e à dignidade daquele ser vivo que passa a estar sob os seus cuidados.

Eis algumas obrigações que traduzem uma posse responsável.

• Garantir alimentação adequada com água limpa e fresca à vontade;

• Oferecer local limpo, protegido contra o frio e o calor;

• Vacinação adequada e regular;

• Manter o animal em um espaço que traga conforto, sem estar confinado.

Botão Voltar ao topo