346 municípios paulistas não têm óbitos por Covid-19 na última semana, informa a Secretaria de Desenvolvimento Regional

Balanço indica que 53% das cidades do estado não tiveram novas mortes desde 28 de julho (4ª feira); 31 municípios não tiveram casos de novo Coronavírus no período

image_pdfimage_print

 

 

O governador João Doria anunciou que o estado de São Paulo identificou 346 municípios sem registros de mortes por Covid-19 na última semana, indicando que mais de 53% das cidades paulistas não tiveram vítimas da doença desde 28 de julho (4ª feira). Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, o balanço reflete o impacto positivo da campanha de vacinação na redução dos casos graves e de mortes pela doença:

“Essa é uma informação alentadora. Este último balanço, inclusive, é superior ao registrado entre 14 e 21 de julho, quando 288 municípios não tiveram registros de óbitos por Covid-19”, complementou Doria. Também na última semana, 31 cidades não tiveram novos casos confirmados.

A constatação foi feita a partir de análise de dados coletados entre 28 de julho e 4 de agosto disponíveis para consulta pública no Boletim Oficial do Governo do Estado de São Paulo e que foram registrados pelas 645 cidades paulistas no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep), do Ministério da Saúde. Os balanços são superiores aos identificados em comparação similar realizada no intervalo de 14 a 21 de julho, que apontava 288 municípios sem novos óbitos naquela semana, além de 18 cidades sem casos de Covid-19.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o cenário da pandemia apresentou melhora significativa em todas as regiões do estado:

“Atingimos o melhor índice do ano de internações em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid: 48%. Na Região Metropolitana de São Paulo, a taxa de ocupação atingiu 44%. Na Baixada Santista, 30%. Já o Vale do Ribeira registra 28% de ocupação, que é hoje a melhor taxa do estado. Estamos colhendo bons frutos, graças à vacinação liderada pelo governador João Doria”, afirmou Vinholi.

São Paulo já vacinou mais de 80% de sua população adulta com pelo menos uma dose do imunizante que protege da Covid-19. O Vacinômetro já superou um total de 38,1 milhões de doses aplicadas desde o início da campanha (janeiro de 2021), somando 27,3 milhões da primeira dose, 9,7 milhões da segunda, e 1 milhão de dose única. Mais de 23,3% da população geral de São Paulo já completou seu esquema vacinal, garantindo, assim, proteção completa contra o Novo Coronavírus.

A evolução da vacinação em São Paulo pode ser acompanhada no site https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/. Qualquer pessoa tem acesso aos dados detalhados quanto às doses aplicadas por município, distribuição de doses, ranking de vacinação, ranking de aplicação das doses distribuídas, evolução da aplicação de doses e estatísticas gerais do Plano Estadual de Imunização (PEI).

Pré-cadastro virtual

Quem integra os públicos-alvo da campanha pode realizar um pré-cadastro no site Vacina Já – o que facilita o andamento da imunização, tanto para o usuário quanto aos profissionais de saúde. O preenchimento do formulário não é obrigatório, leva de um a três minutos e economiza até 90% do tempo de atendimento nos postos de vacinação.

Também é possível fazer o cadastro por Whatsapp. Para acessar o serviço, basta adicionar o número (011) 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi”, ou clicar no link wa.me/551.

 

 

 

Botão Voltar ao topo