7 dicas para pais e alunos sobre a limitação do uso de celulares nas escolas  

Especialistas destacam os impactos da nova regra e trazem orientações práticas para o cotidiano 

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Crédito: Freepik
Recentemente, foi publicado o Decreto nº 12.385/2025 que regulamenta lei que limita o uso de aparelhos eletrônicos para fins não didáticos nas escolas. A partir dessa medida, portar celular apenas é permitido em situações excepcionais, como emergências, necessidades de saúde ou iniciativas pedagógicas. A lei também assegura o uso desses dispositivos em casos de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais, além de trazer segurança jurídica aos professores e aos gestores escolares para agirem, caso os alunos desrespeitem essa orientação.

 

Principais impactos para as famílias e alunos

Uma vez que a medida foi estabelecida, os alunos da Educação Básica, famílias e escolas precisam se adequar. De acordo com a diretora geral do Colégio Rio Branco, Esther Carvalho, essa é uma questão de múltiplas dimensões. “Embora o celular seja um recurso poderoso para um trabalho pedagógico e o acesso ao conhecimento, a sua presença de maneira irrestrita realmente compromete a concentração, a interação e o desenvolvimento da autonomia”, explica.

 

Além disso, a especialista ressalta que, ao se manterem longe das distrações geradas pelas telas, os alunos são incentivados a interagir presencialmente, fortalecendo os vínculos. Por outro lado, há uma certa resistência, tanto das famílias, quanto dos alunos, por conta do costume da comunicação direta com os filhos.

 

Já a diretora executiva do Sistema de Ensino pH, Aline Castro, afirma que, para as famílias, a nova medida traz tranquilidade. “Elas sabem que seus filhos estão em um ambiente educacional que promove o equilíbrio digital, com foco no aprendizado e na saúde mental”, destaca.

 

Em vista deste cenário, especialistas em educação dão orientações para estudantes, responsáveis e escolas sobre o uso do celular. Confira:

 

1- Compreender os avanços que a restrição pode gerar 

Ainda de acordo com Aline, os educadores devem compreender que os dispositivos precisam ser utilizados com responsabilidade, visando a sua importância no aprendizado dos alunos. Além disso, as escolas devem se comprometer a promover treinamentos, atividades com apoio psicológico e integrar práticas que ensinem o uso responsável da tecnologia de maneira criativa e engajadora para os estudantes.

 

2 – Toda mudança assusta, mas essa pode ser benéfica 

A proibição do uso de celulares nas escolas pode ter parecido assustadora em um primeiro momento. No entanto, a assessora pedagógica do programa de educação socioemocional Líder em Mim, Fabiana Santana, acredita que pode ser uma medida que ajudará a equilibrar o emocional dos estudantes, sobretudo por promover interações espontâneas entre os alunos.

 

3 – Responsáveis devem explicar os objetivos da medida aos estudantes

Em contrapartida, a assessora explica que a falta do celular pode causar dificuldades de concentração e ansiedade de início e isso precisa ser levado em consideração, tanto para os educadores, quanto para os familiares. Por isso, é preciso que os responsáveis sejam intencionais em comunicar o porquê da proibição, sobretudo para que o aluno não entenda como uma simples regra a ser quebrada.

É importante também que a equipe responsável durante os intervalos fique atenta a alunos que se colocam em posição de isolamento ou recebem algum tratamento negativo dos colegas. Essas situações podem aumentar a possibilidade de sofrerem ou realizarem bullying.

 

4 – No caso de alunos neuro divergentes, famílias devem comunicar a escola sobre a necessidade do uso

Conforme assegurado pela lei, os alunos com neuro divergências podem usar os aparelhos celulares. A orientadora educacional da FourC Bilingual Academy, Ana Paula Lilly, alerta para que, antes do ano letivo iniciar, a família comunique a escola sobre a necessidade do uso.

 

5- Oferecer uma rede de apoio emocional aos alunos pode ajudar na adaptação

Além disso, para a orientadora, é fundamental que os pais e educadores ofereçam apoio emocional aos alunos, tanto na escola, quanto em casa. Tudo isso ajudará no uso de maneira responsável, mostrando sempre quais são as vantagens e as desvantagens da tecnologia para que os alunos compreendam, principalmente, aqueles com neuro divergências.

 

6- A tecnologia ainda pode ser aliada de um ensino de qualidade

Para lidar com esse novo cenário, é importante que a tecnologia seja reforçada como um instrumento para potencializar o desenvolvimento de competências e habilidades delineadas no plano pedagógico. Dessa forma, de acordo com o assessor pedagógico da plataforma Amplia, Jonas Sousa, no contexto dos processos de ensino e aprendizagem, é fundamental que os docentes integrem a tecnologia de maneira estratégica, articulando-a aos conteúdos curriculares, bem como às competências e habilidades previstas nos objetivos educacionais.

 

7- Substituir os aparelhos pessoais por dispositivos da própria instituição evita distrações

Por fim, para o coordenador pedagógico do Colégio Fênix Guaratinguetá, Celso Aquino, uma prática eficaz para evitar a distração e o uso imprudente dessas tecnologias é substituir os aparelhos eletrônicos pessoais por dispositivos oferecidos pela escola, integrando ferramentas como aplicativos educacionais, plataformas de gamificação e ambientes virtuais de aprendizagem.

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