Maracaí espera receber milhares de devotos neste final de semana
Nos dias 24 e 25 (sábado e domingo) Maracaí espera novamente recepcionar milhares de visitantes na 42ª edição da festa dedicada a Antônio Marcelino, o ”Menino da Tábua”, garoto a quem são atribuídos milagres e cujo corpo está sepultado no cemitério da cidade.
Vítima de uma doença que o impedia de andar e restringia seu crescimento, Antônio Marcelino, passou a maior parte da sua vida deitado sobre uma tábua. É uma personalidade religiosa de devoção popular que nasceu em Cândido Mota em 1900, morreu em 1945, e está enterrado na cidade de Maracaí.
Há relatos de que se alimentava apenas de leite e água, não gostava de usar roupas e não deixava que forrassem sua tábua. Também se diz que nunca saía de casa e jamais viu a luz do sol. Ainda em vida acredita-se que o Menino da Tábua realizou vários milagres, como a cura de enfermos, e graças alcançadas por sua misteriosa intercessão.
Logo depois da morte de Marcelino, seu túmulo se tornou o destino de romeiros vindos de todo Brasil que pedem sua ajuda. Uma capela foi construída com a “sala de milagres”, onde ficam expostas fotos, objetos e presentes que a ele são dedicados como forma de agradecimento. Grande parte da popularidade alcançada pelo milagreiro deve-se às canções gravadas pela dupla sertaneja Pardinho & Pardal. Em 1978 eles gravaram a música “O Menino de Tábua”, a primeira de uma trilogia que ainda teria outras duas canções: “Os Milagres do Menino da Tábua” e “A Capela do Menino da Tábua”.