Hemodinâmica da Santa Casa realiza operação inédita na cidade
No dia 28 de fevereiro, a Assiscor, serviço de Hemodinâmica da Santa Casa, realizou de maneira inédita na cidade o procedimento de embolização de artérias uterinas em uma paciente de 40 anos, que mobilizou sua equipe médica, liderada por Pedro Pompilio Vilas Boas, radiologista intervencionista.
Segundo ele, “a embolização das artérias uterinas é minimamente invasivo e atualmente bem consolidado para o tratamento de miomas no útero, visando a redução da vascularização e auxiliando no controle da sintomatologia do quadro clínico da paciente. Realizar em Assis este importante procedimento, foi motivo de orgulho para nós da Assiscor e para a Santa Casa. A estrutura do serviço oferecida hoje no Hospital Central da Santa Casa representa um grande avanço e uma conquista para a saúde local e regional, visto que pacientes não precisam mais se deslocar para grandes centros urbanos para a realização de exames, como angioplastia, cateterismo e outros ”, comentou.
No procedimento é inserido um cateter de 2-3 mm no vaso sanguíneo da virilha do paciente e por imagem o cateter é guiado até as artérias uterinas (direita e esquerda), para então injetar microesferas (partículas menores que um grão de areia) no objetivo de obstruir o fluxo de sangue para os miomas.
A Assiscor Hemodinâmica oferece atendimento avançado em cardiologia, com exames de cateterismo cardíaco, angioplastia coronária, angioplastia primária no infarto agudo do miocárdio e muitos outros. O serviço funciona no Hospital Central da Santa Casa de Assis e atende particular e a diversos convênios.