Rede 5G não chegará ao Brasil em 2020

image_pdfimage_print

 

Com o ano de 2020, chegou na Europa e em várias cidades do Estados Unidos, a implantação da rede 5G. O aparecimento da tecnologia 5G, avança com novas formas de utilização da internet (mais do que o Wi-fi e a IoT (Internet of Things), em português a “Internet das Coisas”, que ganham uma nova força.

O esperado com a implantação da rede 5G é que com ela se melhore e velocidade da ligação e anda que os objetos se tornem mais inteligentes, com mais equipamentos conectados em simultâneo, fará com que resulte em menos quebras no acesso à internet, por exemplo.

Todas as mudanças serão visíveis a longo prazo e o objetivo é que aumente a eficiência das empresas, bem como transformar e melhorar processos e serviços disponíveis.

O leilão que estava marcado para Março, acabou por ser adiado devido à falta de consenso relativamente às regras, por parte da Anatel, para que o mesmo se realizasse.

Os sucessivos adiamentos dos leilões e os problemas decorrentes das operações são os motivos que impedem a chegada do 5G no Brasil. Apesar dos testes de conexão já terem começado, a chegada da banda larga de quinta geração está prevista para o final de 2021 ou inicio de 2022.

A principal diferença entre 4G e 5G é que a velocidade da internet e a estabilidade da transmissão de dados dentro da rede de quinta geração podem ser até 10 vezes maiores do que a rede actual. Nos serviços wireless atinge-se 150 Mb com a rede 4G e, com a implementação do 5G, os consumidores vão conseguir atingir os 20 Gb.

O que podemos esperar ao ser adiada a chegada da rede 5G?

A rede 5g embora chegue mais tarde que em outros países, trará vários benefiícios para os brasileiros:

  1. Desenvolvimento de automóveis mais inteligentes

A este tipo de automóveis, serão instalados sistemas operativos para que no futuro possam ser conduzidos sem ajuda humana. Para veiculos autônomos é importante uma baixa latência do 5G pois garante uma resposta mais rápida em caso de objetos na pista que possam colocar em risco a segurança dos passageiros. Esses automóveis estão aptos a consumir menos energia elétrica.

  1. Novidades no atendimento médico

Na China, por exemplo, o 5G já resultou em casos de grande sucesso na área da saúde. Há casos onde foi possível utilizar instrumentos para realizar uma cirurgia à distância, sendo que médicos conseguiram manejar o procedimento com ferramentas robóticas de forma a 100 kms de distância.

Além destes exemplos, podemos esperar melhor performance das empresas, novas oportunidades de marketing e eliminação de barreiras físicas.

Gonçalo Santos, departamento de comunicação & SEO – Selectra Portugal

Botão Voltar ao topo