Sabesp irá instalar seis usinas solares na região, incluindo Assis
Com exceção de Adamantina, onde a usina será instalada na área de um poço de captação de água, as demais serão construídas em estações de tratamento de esgoto.
A energia proveniente das usinas solares será utilizada nos próprios processos de tratamento de água e de esgoto. Para se ter ideia da quantidade de energia gerada, as seis usinas da região seriam suficientes para abastecer 12 mil residências (aproximadamente 40 mil pessoas) mensalmente.
Em todo o Estado de São Paulo, serão 34 usinas solares, com capacidade para geração de 67 Megawatts de potência, o que corresponde a 4,5% da energia que é utilizada na Sabesp ou ao consumo de 65.200 residências.
Os equipamentos são produtores de energia de fonte limpa e sustentável de eletricidade, sem emissão de gases de efeito estufa e com baixo impacto ambiental, contribuindo para ampliação da produção de energia renovável e diversificação da matriz energética da Sabesp.
A expectativa é iniciar a produção de energia já no segundo semestre de 2020.
A Estação de Tratamento de Esgoto de Mogi Mirim foi a primeira instalação de saneamento no país a adotar a produção de energia solar em parceria com a Sabesp e a SESAMM (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim).