Objetivo realiza duas lives dirigidas a vestibulandos e educadores

image_pdfimage_print

Atenção vestibulandos e educadores: hoje (24) e em 27 de agosto, não percam as lives do Objetivo: “Os elementos químicos: explosivos e venenos” e “A criança e a leitura na pandemia: escutas, olhares, conversas e (re)encontros…”

Acesse um destes canais e assista à todas elas:

https://www.facebook.com/ObjetivoOficial/ ou

https://www.youtube.com/user/ObjetivoOficial ou https://www.linkedin.com/company/col%C3%A9gio-e-curso-objetivo

Os canais oficiais do Objetivo no Facebook, Youtube e LinkedIn trarão três grandes lives voltadas aos vestibulandos e educadores em 24 e 27 de agosto.

A primeira delas será “Os elementos químicos: explosivos e venenos”, que acontece hoje, 24 de agosto, às 21h.

Depois do grande sucesso  da live “As mulheres na ciência” conduzidas pelas professoras de Química do Objetivo Márcia Lopes e Gabriela Toti, o público usufruirá de mais uma mega-apresentação comandada pela dupla.

Associando de maneira multidisciplinar – bem ao gosto dos vestibulares –, as educadoras falarão sobre as ligações da amônia e dos fertilizantes com as explosões recentemente ocorridas no porto de Beirute, no Líbano, resultando em mais de uma centena de mortos e milhares de feridos.  A tragédia foi provocada por uma explosão de 2.750 toneladas de nitrato de amônio, um composto utilizado em todo o mundo como fertilizante, mas que tem alto poder explosivo, se não for armazenado de maneira segura.

A exposição do tema vai ainda adiante com a explanação que tratará dos venenos e da sua relação com o início da Química Forense, em 1850, que elucidou um famoso crime por envenenamento no Castelo de Bitremont, na Bélgica.

Passados 170 anos, na live, as professoras explicarão sobre os venenosos arsênio e o monóxido de carbono. Quanto ao último, em alusão ao acidente ocorrido em um posto de gasolina na Rússia, em 10 de agosto de 2020,  elas esclarecerão que explosões desse tipo liberam substâncias altamente poluentes e nocivas à saúde e à natureza como, por exemplo, resíduos de hidrocarbonetos, compostos derivados do enxofre e monóxido de carbono, entre outros. Na Rússia, formou-se uma bola de fogo no ar, que pode ser vista há quilômetros de distância.

Já em 27 de agosto, às 19h, a Profa. Deborah Cristina Catarinacho, coordenadora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental do 2º ao 5º ano do Colégio Objetivo, apresentará a temática A criança e a leitura na pandemia: escutas, olhares, conversas e (re)encontros…”.

A mestre em Língua Portuguesa instigará o educador a pensar se o ato de ler aciona “sentidos” da criança nesse percurso. Para tal, Deborah levantará várias questões como, por exemplo, a de que tradicionalmente se atribui apenas à escola a tarefa de formar leitores. Em que medida esse “tempo pandêmico” nos faz reconsiderar essa premissa? Nesse processo de formação de leitores, o que cabe à escola? O que cabe à família? De modo geral, o que é preciso garantir à criança para que ela desenvolva sua capacidade leitora? Quais  recursos os professores do Objetivo têm utilizado em suas aulas remotas para conquistar a adesão das crianças às propostas de leitura? Esses e outros pontos serão abordados nesta live imperdível.

As lives contarão com as mediações de Silvia Vinhas e Malu Mota, jornalistas e apresentadoras do educativo “Duas na Tri”, da Rádio Trianon.

Botão Voltar ao topo