Santa Casa mantém rigorosos controles para enfrentamento da pandemia
A Santa Casa mantém fluxos e protocolos rigorosos para garantir a segurança de pacientes e equipes desde o início do enfrentamento da pandemia de coronavírus em março passado.
Por exemplo, as UTIs e enfermarias ficam totalmente isoladas e são exclusivas, não permitindo nenhum contato entre pacientes Covid-19 e outras causas. A Maternidade também oferece segurança às gestantes e parturientes, e mantém equipes de enfermagem distintas para o acolhimento a essas pacientes.
O Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico, que oferece atendimento para particular e convênios, mantém um protocolo seguro no acolhimento de pacientes com sintomas gripais.
Segundo os gestores do hospital, a internação de pacientes para tratamento de outras doenças é feita separada daqueles que apresentam possíveis sintomas de Covid-19. Sempre seguindo todos os protocolos para que não haja contato entre pacientes.
Também, o Hospital Central no Sistema Único de Saúde – SUS, tem credenciados pelo Ministério da Saúde, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva e dez de clínica médica – para casos mais leves, sem necessidade de assistência ventilatória. No atendimento de particular e convênios, são cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva e dez de clínica médica – também para casos mais leves, sem necessidade de assistência ventilatória.
Para possibilitar agilidade no diagnóstico da doença, a Santa Casa conta o Laboratório de Análises Clínicas onde são realizados os exames sorológicos.