FEMA estreia canal de podcasts

O FEMACAST faz parte do projeto educacional do Núcleo de Educação a Distância da instituição; o primeiro podcast foi dos alunos de Medicina

image_pdfimage_print

 

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), por meio do Núcleo de Educação a Distância, estreou quarta-feira passada (16), o FEMACAST, um canal de podcasts, mais uma forma de comunicação com a comunidade da cidade e região.

O projeto pretende reunir uma gama de podcasts, com assuntos variados e produzidos pelos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição. “Do Jaleco ao Microfone” é o primeiro a integrar o FEMACAST, e fala sobre saúde e bem-estar. É produzido e apresentado pelos alunos do curso de Medicina, Edy Alyson Ribeiro, Lara Cachione e Vinícius Bisetto; supervisionado pela professora Dra. Patrícia Damiance e pelo coordenador do curso, Dr. Jairo dos Reis. A produção e direção é do Núcleo de Educação a Distância da FEMA (NEaD) e a supervisão geral é do vice-diretor acadêmico da FEMA, professor Dr. Alex Sandro Romeo de Souza Poletto.

Segundo o vice-diretor acadêmico, a ideia do FEMACAST nasceu junto ao Núcleo de Educação a Distância, com a proposta de trazer alunos e professores dos cursos da FEMA para participar. “O FEMACAST é a nossa ferramenta para entregar informações importantes, que todos os nossos cursos têm, para a comunidade. Queremos fazer com que nossos professores, coordenadores e alunos venham fazer o FEMACAST. Já temos um canal no Youtube, então a ideia é que nós consigamos fazer com que o FEMACAST cresça. Estamos convidando todos os coordenadores para trabalhar nesse canal junto aos seus alunos e professores, para conseguirmos produzir material relevante e de qualidade. É nosso papel, como instituição, disponibilizar informação para a comunidade”, declara Poletto.

Para a coordenadora do NEaD, professora Ma. Stela Despincieri Laham, o FEMACAST pode demonstrar a relação entre a educação e a tecnologia. “Esse projeto é um exemplo de como podemos nos aproveitar da tecnologia para benefício da educação. E um ponto importante e interessante é o fato de se alcançar a comunidade, não é algo que fica só aqui no campus”, expressa Stela.

Andreia Alevato, gerente de mídias do NEaD, aponta que esse novo projeto abre portas para que outros cursos também desenvolvam seus podcasts. “Todos os cursos que queiram ter um programa no formato, entrarão nesse ‘guarda-chuva’, nesse canal que é o FEMACAST. O primeiro curso a propor o programa, foi a Medicina. Os alunos desenvolveram um projeto da área deles, a medicina, inclusive com uma primeira sugestão de nome. A partir disso, nós começamos a construir o que ele seria, adequamos o nome, marca, linguagem e definimos quais tecnologias seriam utilizadas para chegar no produto final”, informa Andreia.

O “FEMACAST – Do Jaleco ao Microfone” já conta com dois episódios disponíveis: o de apresentação e o número um, que fala sobre a Doença do Beijo, com a participação do infectologista e professor de Medicina da FEMA, Dr Wilson Oliveira. Os episódios quinzenais podem ser ouvidos no Spotify e no Deezer, como FEMACAST, e no canal FEMA ASSIS, no YouTube.

 

Botão Voltar ao topo