São Paulo terá nova turma de curso de atendimento à mulher com deficiência vítima de violência
Capacitação voltada para profissionais da área de segurança, saúde e assistência social está com inscrições abertas
Estão abertas até 21 de agosto, as inscrições para o curso gratuito de capacitação com o tema “O atendimento à mulher com deficiência vítima de violência”, desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Voltado para profissionais de redes de proteção como promotores, delegados(as) e demais pessoas que atuam em delegacias, assistências sociais e outros órgãos que lidam ou podem vir a lidar com essas mulheres, o curso online integra o programa TODAS in-Rede e será realizado em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), com apoio da Secretaria de Políticas para a Mulher e da campanha Não se Cale.
O curso é gratuito, mas as vagas são limitadas. O curso de 40 horas terá início em 4 de setembro e término em 4 de dezembro. Os usuários que alcançarem 75% de participação serão certificados.
“O curso trata de como a mulher com deficiência que foi ou é vítima de violência deve ser recebida, atendida e acolhida por profissionais da rede proteção da melhor forma possível. É necessário que todos os profissionais saibam como receber e lidar com essas mulheres, fazendo os encaminhamentos necessários e prestando as orientações adequadas”, afirma a coordenadora do programa Caroline Reis.As aulas abordarão conteúdos referentes à violência sofrida por mulheres com deficiência e capacitarão os profissionais a como receber, atender e acolher essas mulheres de forma empática.
São quatro especialistas no tema ministrando aulas na modalidade de Ensino à Distância (EaD) em quatro módulos, com aulas gravadas, indicação de material pedagógico e supervisão dos especialistas.O contexto da mulher com deficiência vítima de violência; o capacitismo; marcadores sociais de gênero e raça, estão entre os temas abordados. O curso trará ainda conteúdo focado nas diferentes deficiências (intelectual, auditiva, física, surdocerguerira e TEA – Transtorno do Espectro Autista); bem como a legislação e o amparo legal às vítimas de violência.
Os participantes aprenderão ainda a tipificação de violência contra à mulher com deficiência, como identificar as violências sofridas e os pilares de enfrentamento e ainda a importância do trabalho em rede, comunicação alternativa e escuta qualificada e efetiva.
Serviço:
Atendimento à mulher com deficiência vítima de violência
As inscrições para o curso se encerram em 21/8 e podem ser feitas pelo Link