Governo de São Paulo e EUA renovam acordo de cooperação
O novo memorando de entendimento trata de meio ambiente, mudanças climáticas, educação, saúde e tecnologia
O Governo de São Paulo e os Estados Unidos assinaram, na tarde desta segunda-feira (30), um acordo de cooperação que inclui ações conjuntas em diversas áreas relacionadas a mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, investimentos verdes, educação, saúde, ciência e tecnologia.
“Para nós é extremamente significativo que a gente possa fortalecer nosso espaço de diálogo com os Estados Unidos. A gente está chegando também em um momento decisivo, em termos de programas de governo, com uma série de investimentos verdes. Além disso firmamos o compromisso de fazer o reflorestamento de 90 mil hectares de área, uma área superior à da cidade de São Paulo, de mata nativa”, declarou o governador Tarcísio de Freitas.
O encontro aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, e estiveram presentes para assinatura do documento, além do governador, o secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, e o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima.
“Nós mostramos que este acordo é resultado de liderança e diálogo entre os governos, que estão empenhados em construir fortes laços em direção à transição energética”, explicou a embaixadora Elizabeth Frawley Bagley. A comitiva americana era formada ainda pelo cônsul-geral David Hodge e o Adido Cultural Gerry Kaufmann.
“O Brasil é um parceiro tradicional e estratégico para os Estados Unidos, e neste sentido temos um comércio muito intenso em produtos de alto valor agregado. São Paulo não é exceção, na verdade somos o principal destino das exportações norte-americanas. Para nós, é muito importante utilizar os avanços que temos feito, na parte regulatória, para a questão da transição energética que certamente trará a segurança que é fundamental para a atração de investimentos para esse setor”, explicou o secretário Lucas Ferraz.
Com a renovação do acordo, São Paulo e os Estados Unidos terão a oportunidade de proporcionar intercâmbio entre especialistas para a troca das melhores práticas, serviços e tecnologias nas diversas áreas relacionadas aos eixos de cooperação. Além das áreas já citadas também estão no acordo temas como segurança pública, migração, comércio e investimento, e turismo.
Após a assinatura, tanto o Estado de São Paulo quanto os EUA irão formalizar a relação direta entre ambos por meio da criação de um grupo de trabalho com autoridades e equipes técnicas de ambos os lados, que vise a desenvolver os projetos de cooperação, além de discutir as boas práticas e modelos de replicabilidade.