Coletores encontram seringas usadas descartadas em lixo domiciliar

image_pdfimage_print

 

 

 

Nesta quarta-feira (8), na Vila Ribeiro, esquina entre as ruas Benedito Lutti e João Ribeiro, coletores encontraram dezenas de seringas de insulina usadas e espalhadas, junto com lixo domiciliar. Apesar de serem identificadas como material perigoso, a caixa foi aberta e as seringas ficaram espalhadas, misturando com o lixo domiciliar.

“As Unidades de Saúde fornecem aos usuários de insulina, caixa apropriada, a descarpax e recebem esses materiais gratuitamente para realizar o descarte correto. O local onde foi descartado está muito próximo da Unidade Básica de Saúde da Vila Ribeiro. O responsável poderia ir até o local que está há 5 quadras de distância e realizar o descarte correto, mas infelizmente optou em por na coleta comum, arriscando as vidas dos coletores e da vizinhança”,  comentou o coordenador da Vigilância Sanitária, João Francisco Bertognha.

Segundo Ana Paula Marques Rodrigues, responsável pela pasta da Agricultura e Meio Ambiente, frequentemente os coletores de lixo domiciliar encontram descartes irregulares. “As pessoas não têm consciência e ainda põem em risco as vidas dos demais. Os resíduos, como agulhas, seringas usadas, material descartável da bomba de insulina e outros materiais com sangue devem ser armazenados em um coletor especial próprio e sempre mantidos bem fechados, em local seguro, longe de crianças e de animais domésticos. Após fechados, podem ser entregues em uma unidade de saúde. O descarte seguro é um ato de cidadania”, reforça.

Botão Voltar ao topo