Campanha Junho Violeta alerta para violência contra idosos
Diversas palestras, bate-papo, rodas de conversas entre outras ações são realizadas por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social
Durante este mês, Assis se mobiliza com a Campanha Junho Violeta para promover a conscientização e combater a violência contra a pessoa idosa. Coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a iniciativa destaca a importância do Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa em 15 de junho, reforçando a urgência de proteger esse grupo vulnerável.
Em meio aos esforços nacionais, o Projeto de Lei 4.438/2021, em tramitação no Senado, visa fortalecer o Estatuto da Pessoa Idosa, garantindo medidas protetivas imediatas para os idosos que sofrem violência, em linha com o que já é praticado pela Lei Maria da Penha para mulheres vítimas de violência doméstica.
Por conta da proposta, terça-feira (25), foram realizadas diversas atividades no CCI – Centro de Convivência do Idoso – incluindo um bate-papo que abordou os direitos e garantias da pessoa idosa, além de discutir estratégias para o combate à violência contra os idosos, conduzido pela coordenadora Rosângela Garcia.
Segundo Ana Karina, Secretária Municipal de Assistência Social, a palestra foi muito bem recebida pelos idosos. “O sucesso do evento reflete o compromisso em educar e conscientizar tanto os idosos quanto a comunidade sobre seus direitos, especialmente diante de situações tão delicadas como a violência”, comentou.