Deputado Mauro Bragato vota em favor do projeto que garante estágio remunerado para alunos da rede pública de ensino
O deputado Mauro Bragato reforçou sua preocupação com a educação e o futuro da juventude do estado de São Paulo ao votar a favor do Projeto de Lei 388/2024, aprovado em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do estado nesta terça-feira (20). O projeto, de autoria do Executivo, institui o Programa Estágio SP, que abrirá vagas de estágio remunerado para estudantes da rede estadual de Ensino Médio.
A medida, que oferecerá bolsas de até R$ 1 mil mensais para os estudantes selecionados, é uma das novas estratégias para aumentar as chances dos jovens no mercado de trabalho e, assim, combater a evasão escolar. “Este programa é um passo muito prático para garantir que nossos jovens tenham não apenas uma educação decente, mas também a experiência prática necessária para que estejam melhor preparados e mais confiantes ao ingressarem no mercado de trabalho”, disse o parlamentar.
O projeto será direcionado a estudantes a partir dos 16 anos, desde que estejam regularmente matriculados e com presença efetiva em sala de aula. O governo estadual, por meio da Secretaria de Educação, estabelecerá parcerias com instituições e empresas privadas para disponibilizar as vagas de estágio. Na fase inicial, 5 mil estudantes serão diretamente beneficiados, com a expectativa de ampliação para até 30 mil alunos.
Além de promover o ingresso no mercado de trabalho, o programa também oferecerá uma plataforma para que os estudantes do Ensino Médio regular atuem como monitores no reforço escolar, contribuindo para o aprendizado de seus colegas, sempre sob a orientação de professores-mentores.
Bragato destacou que a aprovação desta lei é um passo significativo na sua trajetória de defesa da educação pública de qualidade e no fortalecimento das políticas de apoio à juventude. “A aprovação desta lei é um marco para a educação em São Paulo e fico muito feliz em fazer parte desta iniciativa, que vai beneficiar diretamente milhares de jovens em nosso estado”, concluiu.