AGRO

image_pdfimage_print

 

 

COP16

A bioeconomia é motor para o desenvolvimento sustentável e a mitigação da mudança climática, destacaram especialistas de diferentes organizações durante a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP16) que ocorreu em Cali, na Colômbia, com o lema “Paz com a Natureza”. A Corporação Legado de Conhecimento, CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe e a WWF organizaram, o painel chamado “Repensando o financiamento da bioeconomia”.

PRODUÇÃO

Aprojeção de produção do agro brasileiro para os próximos dez anos mostra importante crescimento nas principais cultura, como soja, milho da safra de inverno, arroz, feijão, sorgo e trigo. As culturas perenes como café, cacau e frutas também sinalizam um crescimento sustentável no período. Os dados são do estudo Projeções do Agronegócio, Brasil 20203/2024 a 2033/2034, realizado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

ALIMENTOS E ECONOMIA

A Comissão de Agricultura do Senado Federal realizou, dia (30), audiência pública para debater a “Importância da Cadeia Produtiva de Alimentos para a Economia do País” no contexto da regulamentação da Reforma Tributária. A reunião, solicitada pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), abordou os desafios e as preocupações relacionados à tributação do setor alimentício.

BICENTENÁRIO

Em 2024, comemoram-se os 200 anos do primeiro movimento organizado de imigração alemã para o Brasil. Os reflexos desse longevo intercâmbio são verificados em várias áreas da sociedade, com destaque para o setor agrícola, que se beneficiou da expertise germânica em lidar com o solo, oferecendo clima mais favorável e vastas porções de terras férteis. Atualmente, o vínculo entre os dois países segue forte.

PESQUISA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deu início ao trabalho de pesquisa para compor o 3º Levantamento da Safra 2024/2025 de cana-de-açúcar. Os resultados serão divulgados, no site da Companhia, no dia 28 de novembro. Na pesquisa, a Conab saiu para campo em todos os estados produtores de cana-de-açúcar para o setor sucroenergético, levantando informações de área, produtividade e produção de cana-de-açúcar, bem como a produção de etanol anidro, hidratado e açúcar nas mais de 300 unidades de produção do setor sucroenergético.

MELHORA

As chuvas ocorridas em importantes regiões produtoras de café em outubro promoveram uma boa florada nas lavouras, melhorando as expectativas de produtores para a safra 2025/26. Segundo pesquisadores do Cepea, o momento agora é de intensificar os tratamentos visando transformar a maior quantidade possível dessas flores em carga para o ano que vem. Para que o pegamento ocorra de forma satisfatória, é fundamental a continuidade das chuvas.

FRUTAS E HORTALIÇAS

A balança comercial brasileira de frutas e hortaliças frescas de 2024 está bastante distinta ao padrão histórico. Para as frutas, dados do Comex Stat compilados e avaliados pelo Cepea mostram que as exportações deste ano (até agosto) de boa parte delas apresentam bom desempenho, mas as importações estão ainda mais intensas – mesmo diante do dólar mais valorizado frente ao Real –, contexto que vem resultando em um déficit significativo.

ASSISTÊNCIA

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) está emitindo pagamentos para produtores agrícolas impactados por desastres naturais, incluindo US$ 143 milhões em indenizações de seguro de safra para produtores da Flórida impactados pelo furacão Milton e cerca de US$ 92 milhões para produtores de gado, em todo o país, que enfrentaram aumento nos custos de alimentação suplementar como resultado de perdas de forragem devido à seca qualificada de 2022 e incêndios florestais.

CAFÉ CANEPHORA

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, anunciou o Programa Estadual de Incentivo ao Cultivo de Coffea Canephora, iniciativa para fortalecer o setor cafeeiro paulista. A ação, oficializada no Instituto Biológico (IB-Apta), pretende revitalizar a cafeicultura nas regiões oeste e noroeste do estado, levando desenvolvimento rural e regional.

ENCONTRO

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) participou do 1º Encontro Nacional de Gerentes de Unidades Armazenadoras da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em Brasília (DF).O evento contou com a participação de 64 gerentes de unidades armazenadoras do Brasil com o objetivo de promover a troca de experiências e destacar a importância da estrutura de armazenagem para execução de programas e políticas públicas. (Com informações de assessorias)

 

Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista

Botão Voltar ao topo