A importância da UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Assis para o cenário de nascimentos de prematuros
Há um mês em funcionamento a Unidade de Terapia Intensiva ‘Amalia Spinardi’,, exclusiva para atendimento infantil, impacta no cenário atual de nascimentos de prematuros.
No Brasil anualmente 340 mil bebês nascem prematuros, são aproximadamente 931 por dia. Diante deste cenário, a UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Assis, representa um dos principais avanços para a saúde de Assis e região e promove um novo patamar de atendimento a recém-nascidos prematuros, com risco de vida e crianças em condições críticas de saúde.
Nesta semana a nova Unidade completou seu primeiro mês de funcionamento e já tem contribuído com o atendimento especializado infantil, sendo uma opção de tratamento local, evitando uma complexa e arriscada possível transferência de pacientes para outras cidades, distantes a 100 km ou mais, assim como o deslocamento dos seus familiares no acompanhamento do cuidado.
A UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Assis está localizada anexa à Maternidade e foi possível principalmente por meio do suporte financeiro da investidora social, cujo nome foi dado a Unidade, Amalia Spinardi, que primou desde o início para que toda a estrutura, equipamentos e equipes fossem os melhores e mais adequados.
Entre a entrega do prédio e o início do funcionamento um longo caminho foi percorrido, considerando o cuidado e a responsabilidade da Instituição para oferecer a população um serviço completo e que refletisse os principais pilares da Santa Casa de Assis: acolhimento digno, eficaz e humanizado a todo cidadão.
Hoje a UTI conta com equipamentos de ponta: berços aquecidos, incubadoras, camas automáticas. A estrutura predial também é moderna e completa, com espaços que acolhem não só o pequeno paciente, mas a família, com espaço para descanso, sala de coleta e amamentação. Já a equipe multiprofissional é especializada e durante todo este ano realizou diversos treinamentos, em grandes hospitais, com reconhecimento pelas melhores e mais modernas práticas relacionadas ao atendimento infantil, nas capitais do Paraná e de São Paulo.
𝑨𝒕𝒆𝒏𝒅𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐: A UTI Neontal e Pediátrica da Santa Casa de Assis atende a pacientes particulares e de convênios privados. A UTI conta com leitos para neonatologia, leitos pediátricos, banco de leite, sala de conforto, Ucinca (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru) e Ucinco (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional); enfermarias, apartamentos, unidades de apoio e centro obstétrico.
Como o Ministério da Saúde não credencia ao SUS serviços novos, tão logo a unidade tenha a série histórica exigida, a Santa Casa de Assis deverá entrar com o pedido de credenciamento, um processo burocrático e demorado, mas que a Instituição espera conseguir.
𝑷𝒂𝒓𝒄𝒆𝒊𝒓𝒐𝒔: A construção da Unidade foi realizada a muitas mãos. Inicialmente com a doação do projeto pela assisense Kátia de Rezende Barbosa, em seguida com a doação da americana Daniela Behring, Nore Cap. Intermediação e Serviços Imobiliários, da Soenvil, empresa de engenharia civil por meio de sua proprietária Maria Cléo de Oliveira, Benco Industria e Comércio de Estampa e também dos senhores Joaquim Bernardes da Silva e Jeronymo Pio, até o pleno apoio da querida Amalia Spinardi.