Carlo Ancelotti conhece como ninguém o que representa ter Raphinha como adversário: o atacante da seleção é o jogador brasileiro que mais fez gols em cima de equipes treinadas pelo técnico na história, descobriu levantamento do Bolavip Brasil. Contra o Paraguai, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, treinador e jogador estarão pela primeira vez do mesmo lado. Para o alívio do treinador italiano.
São sete gols em 13 partidas. Um histórico de confrontos que começou na Premier League, quando Raphinha era atacante do Leeds enquanto Ancelotti treinava o Everton. E que ganhou realmente corpo nas últimas três temporadas, com o brasileiro no ataque do Barcelona, e o italiano à frente do arquirrival Real Madrid.
Foram dois gols em dois jogos na Inglaterra e outros cinco em 11 duelos naquele que é um dos maiores clássicos do futebol mundial. A vantagem nos confrontos é toda de Raphinha: em 13 jogos, venceu oito, contra cinco triunfos do treinador italiano.
Raphinha à frente de Adriano Imperador e Neymar
Outro atacante que deu trabalho para Carlo Ancelotti ao longo da carreira foi Adriano Imperador. Atacante da Internazionale nos tempos em que Ancelotti treinava o Milan, era mortal no maior clássico do futebol italiano. Eles também se enfrentaram quando o brasileiro defendeu a Fiorentina e o Parma. No total, foram 11 partidas e cinco gols de Adriano. Mas diferentemente do retrospecto contra Raphinha, contra Adriano, Ancelotti levou a melhor: seis vitórias do italiano, três do brasileiro, e dois empates.
Outro craque brasileiro que Ancelotti conhece muito, por já ter enfrentado muitas vezes, é Neymar. E ele também não conseguiu marcar tantos gols nos times do técnico italiano quanto Raphinha. Foram três, em dez partidas. Mas Ancelotti leva prejuízo no retrospecto contra o maior artilheiro da seleção brasileira em jogos oficiais: cinco vitórias de Neymar, dois empates e três vitórias do italiano.
O levantamento mapeou 60 atacantes e meias ofensivos brasileiros com passagens pelo futebol europeu desde a estreia de Carlo Ancelotti como treinador, à frente do Reggiana, em 1995. Vinte deles conseguiram marcar ao menos um gol sobre equipes de Ancelotti. Apenas oito, dois gols ou mais sobre um dos treinadores mais vencedores do futebol mundial.
Os jogadores brasileiros com mais gols sobre times de Carlo Ancelotti:
1 – Raphinha: 7 gols
2 – Adriano Imperador: 5 gols
3 – Gabriel Jesus: 4 gols
4 – Mancini: 3 gols
5 – Amoroso: 3 gols
6 – Neymar: 3 gols
7 – Samuel Lino: 2 gols
8 – Paulo Sérgio: 2 gols |