Agronegócios
ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA
O papel da ciência e da tecnologia de alimentos para uma alimentação equilibrada para todos foi destacado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo dia 31, Dia da Saúde e Nutrição, com o perfil @comercomcienciaoficial no Instagram, que completa um ano dia 15 próximo sob curadoria do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag).
OCDE
O Brasil foi convidado a integrar o Grupo de Cooperação em Pesquisa sobre Sistemas Alimentares e Agricultura (CRP) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A adesão brasileira está sendo formalizada por meio de uma carta assinada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, expressando o interesse do país em participar do grupo. O Brasil é o primeiro país não-membro da OCDE a ser convidado para o grupo, que busca ampliar a colaboração em pesquisa com nações de agricultura tropical.
PL DA RECIPROCIDADE
Foi aprovada dia 01 na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei da reciprocidade (PL 2088/2023), que resguarda as exportações brasileiras de barreiras comerciais abusivas. A proposta, relatada na Casa pelo deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), se tornou uma das pautas prioritárias do setor produtivo e foi fruto do trabalho da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional.
CANA SUMMIT
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, da abertura do Cana Summit 2025, evento promovido pela Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), que discutiu o futuro do setor sucroenergético. O vice-presidente da CNA, José Mario Schreiner, participou da abertura do evento e falou sobre a importância das organizações e entidades na defesa dos produtores rurais, também destacou a importância do Congresso Nacional para aprovação de temas de grande relevância para o setor.
CIÊNCIA E AGRICULTURA
Uma campanha com ações de comunicação, eventos preparatórios em todas as regiões do País e uma grande exposição sobre agricultura sustentável durante a COP30 será lançada no dia 7 de maio, em Brasília (DF). A Jornada pelo Clima é uma iniciativa da Embrapa que visa debater e esclarecer os desafios e as soluções para uma agricultura de baixo carbono, inclusiva e resiliente à mudança do clima, nos diferentes biomas.
ARROZ/CEPEA
Em março, o Indicador CEPEA/IRGA-RS do arroz em casca (58% de grãos inteiros e pagamento à vista) acumulou forte baixa de 14%, encerrando o mês a R$ 77,30/saca de 50 kg e voltando aos patamares nominais registrados em outubro/22. Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão vem da expectativa de maior oferta e do ritmo mais acelerado da colheita nesta temporada. Além disso, o recuo nas cotações internacionais, divulgados pela FAO, e os níveis de preços das importações reforçam as quedas domésticas.
ESTADOS UNIDOS
O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) está lançando programas de promoção do comércio agrícola para o ano fiscal de 2026 e aceitando inscrições para quatro programas de desenvolvimento de mercado de exportação. O Serviço Agrícola Estrangeiro do USDA abriu oportunidades de financiamento para o Programa de Acesso ao Mercado (MAP), Programa de Desenvolvimento de Mercado Estrangeiro (FMD), Programa de Assistência Técnica para Culturas Especiais (TASC) e Programa de Mercados Emergentes (EMP) que ajudarão os produtores agrícolas dos EUA a promover e vender seus produtos internacionalmente.
URUGUAI
O Governo da República Oriental do Uruguai anunciou oficialmente que nomeará o ex-ministro Fernando Mattos para o cargo de Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O anúncio oficial foi feito em Montevidéu. Um novo Diretor Geral do IICA será eleito pelos Ministros da Agricultura de 34 países das Américas em novembro, quando a Junta Interamericana de Agricultura (JIA) se reunirá. (Com informações de assessorias)
Mauricio Picazo Galhardo é jornalista