Agronegócios
AMÉRICA DO SUL
O segundo painel do evento, intitulado “América do Sul no Comércio Global: Oportunidades e Barreiras” durante a 2ª Cúpula Agro Global Sul-Americana, realizada dia 24, no Congresso Nacional da Argentina, reforçou a importância da integração regional diante de mudanças geopolíticas, exigências ambientais e transformações tecnológicas. Moderado pela deputada argentina Germana Figueroa Casas, integrante do Espaço Legislativo Interpartidário do Agro (ELIA), o painel contou com representantes do Brasil, Colômbia e Paraguai.
AGRO GLOBAL NO BRASIL
A 1ª edição da Cúpula Agro Global foi realizada em 2024, na sede da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília. O encontro teve como destaque a união dos países sul-americanos para enfrentar barreiras protecionistas impostas pela União Europeia e avançar no diálogo sobre o acordo Mercosul-UE. Também foram discutidos temas como desenvolvimento sustentável, políticas comerciais, boas práticas e inovação no setor agropecuário da região. Na ocasião, participaram parlamentares e líderes de entidades privadas do agro da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Brasil.
COOPERAÇÃO REGIONAL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, o presidente da República do Chile, Gabriel Boric, em visita oficial de Estado, em Brasília (DF). Na ocasião, foram assinados 13 acordos e memorandos entre os dois países em diversas áreas como justiça e segurança pública, defesa, ciência e tecnologia, cultura, pesca e aquicultura, agricultura, pecuária e inteligência artificial. As relações entre Brasil e Chile caracterizam-se pelo dinamismo do intercâmbio comercial e empresarial.
PLANO SAFRA 2025/2016
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil entregou, ao Ministério da Agricultura (Mapa), o documento com as principais propostas para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2025/2026. O documento foi entregue pelo diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, ao secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos. O material com as propostas foi construído em conjunto com as Federações de agricultura e pecuária dos Estados, sindicatos rurais, produtores e entidades setoriais.
MERCADO HORTIGRANJEIRO
Aboa produção da safra das águas continua influenciando nos preços de comercialização da batata nos principais mercados atacadistas. Desde dezembro do ano passado, as cotações do produto estão em queda. E em março não foi diferente. De acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) , a redução na média ponderada das principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) analisadas foi de 5,34%.
PEIXE EXPORTADO PELO BRASIL
As exportações brasileiras de peixe no primeiro trimestre de 2025 foram as maiores dos últimos anos. O volume exportado foi de mais de 3.900 toneladas, aumento de 89% com relação ao mesmo período do ano passado. Em faturamento, houve crescimento ainda maior: de 112%, chegando a mais de US$ 18,5 milhões.
MORANGOS
A safra de morangos tem crescido e com a adoção de novos sistemas de produção e tecnologias no pós-colheita, a rentabilidade da cultura também vem aumentando. Minas Gerais e São Paulo lideram este mercado, representando cerca de 66% da produção nacional, segundo dados da Embrapa e da Cepea/Esalq/USP, mas o cultivo do morango vem crescendo também em outras regiões, como o Sul do país.
INSTITUTO DO SERVIÇO EXTERIOR ARGENTINO
Falando diante de estudantes do Instituto do Serviço Exterior Argentino, da academia diplomática argentina, membros do corpo diplomático argentino e funcionários da Chancelaria de seu país, o Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, ressaltou o valor estratégico do setor agrícola na América Latina e no Caribe. A conferência aconteceu no auditório do ISEN, no prédio do Ministério das Relações Exteriores da Argentina. O evento foi apresentado pelo Embaixador Marcelo Buffetti e encerrado por José Martins, presidente da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, que, com 170 anos de história, é a entidade empresarial mais antiga do país. (Com informações de assessorias)
Mauricio Picazo Galhardo é jornalista