Agronegócios

image_pdfimage_print

TEMPERATURA

Em 2024, a média das temperaturas ficou em 25,02°C, sendo 0,79°C acima da média histórica de 1991/2020, que é de 24,23°C. Já em 2023, a média anual foi de 24,92°C, 0,69°C acima da média histórica. De acordo com a versão provisória do Estado Global do Clima 2024, publicada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 11 de novembro de 2024, a temperatura média da superfície global ficou 1,54°C acima da média histórica de 1850/1900, até setembro do ano passado.

 

SEGURANÇA ALIMENTAR GLOBAL

As exportações do agronegócio brasileiro atingiram US$ 164,4 bilhões em 2024, consolidando o segundo maior valor da série histórica. O montante correspondeu a 49% das exportações totais do país e reflete a resiliência do setor, mesmo diante da retração dos preços internacionais de algumas das principais commodities. A redução nas vendas do complexo soja e de cereais, consequência de uma menor safra e de preços internacionais mais achatados, foi compensada pelo incremento das exportações de segmentos tradicionais.

 

CAPACITAÇÃO E CONHECIMENTO

Os 237 sindicatos rurais ligados ao Sistema Faesp/Senar-SP atendem todos os 645 municípios paulistas. Isso significa uma demanda gigantesca por conhecimento e uma grande oportunidade de melhorar o nível de capacitação dos produtores e trabalhadores rurais. Uma capacitação técnica bem feita contribui para o aprimoramento da produção agrícola e para o desenvolvimento socioeconômico do Estado de São Paulo.

LIVROS SOBRE O AGRO PAULISTA

Com objetivo de transmitir as melhores informações e práticas de alimentação saudável à sociedade, a Coordenadoria de Segurança Alimentar (COSALI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, disponibiliza gratuitamente dezenas de livros sobre segurança alimentar, combate ao desperdício com o aproveitamento de folhas, talos, cascas, entrecascas e sementes, informações nutricionais, históricas e culturais, além de dicas de preparo dos alimentos.

 

MÉXICO

O governo mexicano renovou com o Brasil, no início deste mês, o Pacote Contra a Inflação e a Fome / Paquete Contra la Inflación y la Carestía (PACIC), mantendo exportações de produtos alimentícios brasileiros ao México, a exemplo de proteínas animais como carne bovina, suína e de frango, além de leite, feijão e arroz. Com a implementação do PACIC, em 2022, o México firmou-se como um dos principais parceiros comerciais do Brasil, e o maior destino dos embarques de produtos do agronegócio brasileiro na América Latina.

 

EMBRAPA & ESCOLA

Em 2024 a Embrapa Meio Ambiente atendeu mais de 580 alunos do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares, em sua sede em Jaguariúna, SP, sobre diversos temas que o Programa Embrapa & Escola oferece. Desde a criação do Embrapa & Escola, a Embrapa Meio Ambiente já recebeu mais de 40 mil alunos, em visitas programadas.

 

ALGODÃO/CEPEA 2025

Após os recordes alcançados no ano passado, 2025 deve apresentar novos desafios à cadeia produtiva de algodão, conforme apontam pesquisadores do Cepea. A produção mundial está crescendo mais que a demanda, os avanços nos custos superam os aumentos nos preços de venda para a nova temporada, a economia mundial sinaliza crescimento em linha com o observado em 2024, o petróleo é negociado a patamares abaixo dos registrados há um ano.

 

FENÔMENOS CLIMATOLÓGICOS

Na Bolivia, o Ministério de Desenvolvimento Rural e Terras (MDRyT), comprometeu seu apoio às famílias bolivianas que estão sendo afetadas por eventos adversos como inundações, tempestades de granizo e secas. Em 2024, no total, foram executados Bs 76,7 milhões de orçamento com a aplicação do Plano de Resposta Imediata à Seca “Água para a vida, água para a produção”, beneficiando 178 mil produtores em todo o país.

 

CALENDÁRIO 2025

O cronograma de 2025 com a divulgação dos levantamentos a serem realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já está disponível no site da Companhia. Publicado dia 6, o calendário apresenta as datas dos anúncios das safras de grãos, de café, de cana-de-açúcar e também os dados de comercialização de hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento (Ceasas). (Com informações de assessorias)

 

Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista

Botão Voltar ao topo