AGRONEGÓCIOS

image_pdfimage_print

NÃO DEU, NÃO DÁ CERTO

A tentativa de controlar os preços dos alimentos por meio da taxação das exportações pode gerar distorções significativas no mercado, alertou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles. Ao impor tarifas sobre produtos agrícolas vendidos para o exterior, o governo pretende aumentar a oferta interna e, consequentemente, reduzir os preços para os consumidores locais. “É lamentável ver que o governo brasileiro insiste em táticas que já se provaram ineficazes. A Argentina passou por uma situação como essa, de taxação das exportações, o que só agravou seus problemas econômicos, sociais e políticos…” afirma o presidente da Faesp.

 

PUNTA DEL ESTE, URUGUAI

O Global Agribusiness Fórum (GAF) chegou a Punta del Este, no Uruguai, em 6 de fevereiro, para discutir os desafios e as oportunidades do agronegócio no cenário global. O evento, reconhecido como um dos mais relevantes do setor, reuniu lideranças internacionais, especialistas e empresários para abordar soluções sustentáveis e inovadoras voltadas à segurança alimentar, ao comércio internacional e às políticas públicas.

 

ETANOL

A UNICA, União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia, apresentou dia, 28, os principais destaques do setor em 2024, ano que ficou marcado como a maior oferta de etanol da história. O volume gerado atingiu 36,83 bilhões de litros, 4,4% acima do registrado em 2023. Do total fabricado em 2024, 7,7 bilhões de litros foram produzidos a partir do milho, o que representa um aumento de 32,8% em relação ao ano anterior.

 

JBS MANTIQUEIRA BRASIL

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, anunciou dia 27/1, a entrada em um novo segmento de proteínas. A empresa adquiriu 50% do controle da Mantiqueira Brasil, maior produtora de ovos da América do Sul. A JBS, amplia assim sua produção investindo na produção de ovos.

 

TAXAS

Durante missão no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, o Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Pedro Lupion (PP-PR) e a Vice-presidente da FPA no Senado, Tereza Cristina (PP-MS) criticaram a postura de setores do Partido dos Trabalhadores interessados em uma taxação transitória das exportações do agro brasileiro.

 

ANALISE DE AZEITE

O Conselho Oleícola Internacional (COI) homologou o segundo painel sensorial de azeite de oliva do Brasil na Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ). Com a certificação, o País ganha mais uma competência técnica que contribui para a consolidação de uma indústria autóctone de produção de azeite. Trata-se do reconhecimento de que o painel possui qualidade técnica para realizar análises sensoriais de azeite de oliva.

 

ALFACE/CEPEA

Janeiro é um mês atípico em relação ao consumo de alface, já que normalmente os gastos da população são maiores entre o final e início do ano. Esse cenário se intensificou neste final de mês, resultando na sobra de muito produto nos boxes da Ceagesp. As expectativas dos atacadistas são de que esse cenário comece a melhorar no início do próximo mês – que normalmente favorece as vendas.

 

REATIVAÇÃO

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo anunciou a reativação da Câmara Setorial de Açúcar, Etanol e Bioenergia, dia 28, durante a cerimônia de abertura da 18ª Coopershow, em Cândido Mota, no Vale do Paranapanema. Após três anos em processo de transição, a Câmara Setorial do setor sucroenergético foi reaberta com um plano de ação em prol da cadeia da cana-de-açúcar paulista.

 

SERVIÇOS VETERINÁRIOS

Os governos dos países das Américas devem estar conscientes da importância da biossegurança para manter suas exportações agrícolas e, portanto, devem financiar adequadamente os serviços veterinários públicos, afirmou o professor James Roth, Diretor do Centro de Segurança Alimentar e Saúde Pública na Iowa State University, nos Estados Unidos. foi entrevistado pelo programa Agro América, transmitido pelo canal AgroMais. (Com informações de assessorias)

 

Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista

 

Botão Voltar ao topo