AGRONEGÓCIOS

image_pdfimage_print

NOVOS PREFEITOS

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou, juntamente com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, ministros de Estado e demais autoridades do governo, da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, uma iniciativa da Presidência da República, em Brasília (DF). “É uma alegria emocionante a gente poder constatar o avanço da consolidação do processo democrático brasileiro”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

INOVAÇÃO MILHO

A Embrapa Soja e a Cooperativa Coopavel lançaram, no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), o Azoscoop®, um inoculante para a cultura do milho com uma nova formulação contendo as estirpes da bactéria Azospirillum brasilense, que é promotora de crescimento de plantas e amplia a produtividade e reduz o uso de adubação nitrogenada de cobertura. Na solenidade, estavam presentes: o chefe-geral da Embrapa Soja Alexandre Nepomuceno, o presidente da Coopavel Dilvo Grolli, o governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Jr o governador de Mato Grosso do Sul Eduardo Riedel.

 

POVOS INDÍGENAS PEDE APOIO DA FPA

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) realizou, uma reunião-almoço com representantes de diversas etnias, incluindo Paresi, Macuxi, Xukuru, Paiter-Suruí, Munduruku e Kaingang. No encontro, os indígenas destacaram os principais desafios enfrentados para desenvolver a agricultura em suas terras. Entre os temas debatidos, também esteve o Decreto 12.373, que regulamenta o exercício do poder de polícia da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) nas terras indígenas.

 

CRÉDITO RURAL

O estado de São Paulo teve um desembolso de crédito rural de R$ 21,1 bilhões nos primeiros sete meses do Plano Safra 2024/2025, uma queda de 21,7% em relação ao mesmo período da safra anterior. São Paulo foi o quarto estado em valor desembolsado, atrás de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. O estado realizou 34.586 contratos, uma redução de 8,7%,  segundo dados da Faesp.

 

JOVENS CIENTISTAS

Institutos de pesquisas ligados à Secretaria de Agricultura de SP apoiam jovens cientistas. Nos últimos 20 anos a participação feminina como autoras de publicações científicas cresceu 29% no Brasil, colocando o País na terceira posição mundial de participação de mulheres cientistas, ficando atrás apenas de Argentina e Portugal.  Os dados constam no relatório da Elsevier-Bori, que também mostrou que a representatividade feminina em produções científicas é mais frequente entre as jovens.

 

TAMBAQUI

Pesquisa coordenada pela Embrapa Pesca e Aquicultura (TO) conseguiu aumentar em mais de duas vezes o ganho de peso do tambaqui em tanque-rede. Com técnicas que envolvem suplementação hormonal e alimentar, os cientistas obtiveram 1,7 kg em dez meses nesse sistema de produção, o que representa uma taxa de ganho de peso 2,04 maior em relação ao resultado normalmente alcançado.

 

CONAB E PREFEITURAS

Aproximadamente 300 pessoas, entre prefeitos, prefeitas, deputados e autoridades de todo o Brasil, participaram de uma apresentação exclusiva sobre os programas e iniciativas do Governo Federal executados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O encontro, liderado pelo presidente da estatal, Edegar Pretto, aconteceu na sede da Companhia em Brasília.

 

VENDAS DE HIDRATADO

Em janeiro, as vendas de etanol pelas unidades do Centro-Sul totalizaram 3,06 bilhões de litros, o que representa uma variação positiva de 2,07% em relação ao mesmo período da safra 2023/2024. No mercado interno, o volume de etanol hidratado vendido pelas unidades do Centro-Sul totalizou 1,83 bilhão de litros, registrando crescimento de 3,9% em relação ao mesmo período da safra anterior.

 

TOMATE/CEPEA

Muitos produtores de tomate de Nova Friburgo (RJ), adiaram para um mês o início dos plantios das lavouras do tarde, planejados para meados de dezembro. Os motivos foram as chuvas (que deixaram o solo encharcado, dificultando as operações) e os baixos preços no mercado. Com isso, o pico da safra de Nova Friburgo, antes previsto para janeiro e fevereiro, deve se deslocar para fevereiro e março. (Com informações de assessorias)

Mauricio Picazo Galhardo é jornalista

Botão Voltar ao topo