Aluna apresenta manual de comunicação com surdos em simpósio da USP

O material em breve será distribuído nas Unidades Básicas de Saúde de Assis

image_pdfimage_print

 

 

 

Luana Durante Alvarez, aluna do 4º ano do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município (FEMA), apresentou no 28º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo (USP) o “Manual Educativo de Comunicação com a Pessoa Surda”, desenvolvido em conjunto com a professora de Libras, Viviane Lameu, sob orientação da professora Patrícia Mattar Ribeiro Damiance. O material produzido pela aluna será distribuído gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Assis para profissionais de saúde.

De acordo com a estudante, o projeto de construção do manual nasceu da dificuldade que pessoas surdas enfrentam de se fazer entender quando estão hospitalizadas pois, a grande maioria dos profissionais de saúde não tem o domínio da língua brasileira de sinais, o que faz com o atendimento não seja completamente satisfatório para os pacientes, “atualmente no Brasil não temos nenhum material voltado para suprir essa necessidade tão evidente e que causa repercussões frustrantes para a pessoa surda que necessita de auxílio médico”, salienta. Apresentado no simpósio da USP, o manual está disponível para download aqui no site da FEMA para toda a comunidade externa.

Reconhecido internacionalmente, o Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da USP é um evento classificatório para congressos de maior relevância. Luana ressalta que “apresentar o nosso manual no congresso foi uma honra, um misto de ansiedade e aprendizado, é realmente muito gratificante ver o quanto um aluno da FEMA tem potencialidades de apresentar um congresso assim como alunos da USP. Desenvolver esse projeto foi desafiador, fazer um material em uma língua com a qual você conhecia o mínimo era um grande obstáculo, ainda mais desenvolver tudo pela primeira vez, buscando todas as normas científicas exigidas foi inovador e exigiu disciplina”, comenta a estudante.

O trabalho desenvolvido por Luana Alvarez e Viviane Lameu, sob orientação de Patrícia Damiance, já havia sido publicado na Revista Intelecto, na edição de dezembro de 2019. A publicação é um dossiê de Iniciação Científica de artigos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), ambas financiadas pela FEMA e pelo CNPq e suas edições são disponibilizadas, anualmente, via on-line e podem ser acessadas gratuitamente pelo site da FEMA. A edição mais recente da Revista está localizada na aba ATUAL.

A FEMA se orgulha de poder proporcionar esses momentos de aprendizado e pesquisa aos nossos alunos, acreditamos no potencial de cada um e ficamos felizes de vê-los se destacando em todas as áreas. “Agradeço a Deus por ter colocado essa ideia em minhas mãos, me auxiliar em cada ponto em que não sabia o que fazer, agradecer por encontrar profissionais incríveis, que acreditaram na minha proposta de primeira, enxergaram comigo a necessidade de um material como esse no Brasil, sua relevância social. A minha orientadora, Patrícia Damiance, por sempre me guiar por este mundo científico, não medir esforços para me ensinar cada passo, e acreditar em nosso projeto. Agradeço também a Viviane Lameu, minha co-orientadora, que se disponibilizou a nos auxiliar na Libras, nos ensinando e explicando a riqueza desse universo tão importante. Ao Alex Poletto, por acreditar em nosso PIBIC e entender as adversidades desse projeto grandioso. Agradeço a FEMA, de modo geral, pelos auxílios e oportunidades”, finaliza a aluna .

Botão Voltar ao topo