Alunas de Enfermagem da FEMA promovem procedimento de simulação realística

Estudantes do curso participaram de uma simulação clínica de um trabalho de parto com robôs

image_pdfimage_print

 

Os estudantes do curso de graduação em Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram, no fim de novembro, de uma de simulação realística promovida pelas Ligas de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia e de Urgência e Emergência, em que foram utilizados robôs dotados de tecnologia de ponta.

Segundo a professora responsável pela simulação, Talita Domingues Caldeirão, a iniciativa utilizou dois robôs, SimMom e NewB, que permitiram aos estudantes se aproximar de situações reais que, eventualmente, podem acontecer ao longo de um trabalho de parto.

“A simulação clínica é uma das principais ferramentas de capacitação de estudantes e profissionais de saúde e, na que desenvolvemos, nós pudemos oferecer um alto nível de realismo em treinamento com a segurança de um cenário controlado, realizando simulações de respostas fisiológicas, permitindo aos nossos estudantes treinar o processo de nascimento, monitoramento da mãe e as primeiras respostas fetais a procedimentos clínicos, manobras e a administração de medicamentos”, justificou a professora.

Segundo ela, por meio das simulações feitas com os robôs, a FEMA permite que os estudantes estudem “na prática” questões que, futuramente, verão no dia a dia. “O objetivo principal é oferecer mais meios de aprendizagem aos estudantes antes de atuarem diretamente no atendimento hospitalar e, com a SimMom (a robô grávida), eles conseguem fazer os monitoramentos da atividade uterina e fetal, o controle de contrações, a indução do trabalho de parto, até a supervisão de possíveis complicações maternas, que podem ocorrer durante o procedimento. Já o robô NewB (new born), completa o cenário, contribuindo para que os estudantes aprendam como fazer os primeiros atendimentos de uma criança logo após o parto”, finalizou a professora.

Botão Voltar ao topo