Alunos da Fema animam internos em asilos da cidade

Projeto visa humanizar os ambientes com atrações ludo-interativas

image_pdfimage_print

O FEMA + Alegria, projeto de extensão da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), tem realizado diversas visitas a asilos da cidade. Iniciado em junho deste ano, a proposta é inspirada no MadAlegria, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e visa humanizar os ambientes por meio de ações multidisciplinares e de sensibilização dos abrigados, com práticas ludo-interativas de acolhimento, empatia, humanização e resiliência.

Atualmente, o projeto reúne 11 estudantes, dos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Medicina, que se caracterizam como personagens e utilizam a arte do palhaço para criar as interações durante as visitas quinzenais, que acontecem às tardes de sábado.

De acordo com a coordenadora da iniciativa, professora Maria Beatriz Alonso do Nascimento, o projeto está atendendo, primeiramente, os internos dos três asilos de Assis: Lar dos Velhos, da Sociedade São Vicente de Paulo e Associação Abrigo a Idosos. “Quando iniciamos, na metade deste ano, decidimos atender primeiro os idosos que estão nos asilos, e nossa expectativa está sendo superada, desde então, porque fomos bem recepcionados neles todos”, comenta. A professora conta que a maioria dos internos que recebem o projeto, ficam extremamente animados e se engajam com as atrações que o grupo propõe. “É bastante divertido estar junto aos internos, e ver o quanto eles gostam de se integrar com as estudantes. Eles se engajam bastante com as danças, a música e as brincadeiras como um todo, e é perceptível o quanto isso tem feito diferença na vida de todos eles para melhor, e de todos nós do grupo também”, avalia.

 

 

Botão Voltar ao topo