1

Ambulatórios dedicam mês à prevenção ao suicídio

 

Cientes da importância da prevenção a depressão e suicídio, os Ambulatórios Médicos de Especialidades – AMEs – de Assis e Ourinhos implementaram durante todo o mês passado, ações dirigidas a prevenir os suicídios, cumprindo proposta da campanha anual. Setembro Amarelo.

Em Ourinhos, mensagens motivacionais e de valorização da vida foram distrobuídas em todo o prédio, além de cartazes nos murais. Já em Assis houve uma palestra com a psicóloga Maris Stella Alvares Gabriel, nos dias 16 e 20, sobre o tema “Valorize a vida! Conversar é sempre a melhor saída” e distribuídos balões amarelos pelos corredores de atendimento, também com mensagens positivas para os pacientes. Aos funcionários, foram deixadas palavras de valor a vida em suas salas e nas ferramentas de trabalho.

A depressão e o suicídio têm preocupado os agentes de saúde em todo o mundo. Os números impressionam e segundo a OPAS/OMS Brasil, a cada ano, cerca de 800 mil habitantes tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta se suicidar. O suicídio ocorre durante todo o curso de vida e foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo nos últimos anos.

Gerenciados pela Santa Casa de Assis, , os AMEs também têm sempre buscado desenvolver atividades e palestras visando o conhecimento e a qualidade de vida, não só neste mês mas durante todo o ano.