1

AME ASSIS, UNIDADE DA GESTÃO AMBULATORIAL SANTA CASA DE ASSIS, INICIA PROJETO DE CERTIFICAÇÃO ONA

O AME Assis, unidade ambulatorial gerenciada pela Santa Casa de Assis, sempre comprometida em oferecer um atendimento SUS de qualidade e diferenciado iniciou mais um projeto que deve elevar ainda mais o nível dos serviços oferecidos à população de Assis e região.

A certificação ONA é um sonho antigo que neste ano foi impulsionado pela gerencia do AME Assis, entendendo ser este o momento ideal para o avanço institucional.

Desde 2011 a Santa Casa de Assis é uma Organização Social de Saúde, sendo assim habilitada para a gestão de serviços de saúde na modalidade de contrato de gestão. Deste modo, em 2013 assumiu a gestão do AME Assis, entre os anos de 2017 e 2022 fez a gestão do AME Ourinhos e desde abril de 2023 faz a gestão do AME de Botucatu.

O Ambulatório de Assis é a unidade que há mais tempo está sob a gestão da Santa Casa de Assis e já possui um padrão de atendimento consolidado, com características específicas de cuidado, humanização e qualificação técnica, qualificando assim a unidade para o início da acreditação.

Na última semana, os trabalhos para a Certificação ONA tiveram início com a realização da etapa de Diagnóstico Institucional, promovido por uma consultoria especializada, que deverá acompanhar todo o processo de acreditação.  Nesta primeira fase, os consultores se reuniram com as equipes, gestores e líderes de setores, para verificar os itens considerados na avaliação.

Uma vez certificado, o AME Assis – Santa Casa de Assis, será a primeira instituição de Assis e região a obter o selo ONA, tendo uma comprovação técnica, dentro de padrões extremamente rigorosos, de que atua com os melhores padrões de qualidade. A conquista desta certificação também valida externamente a instituição avaliada, pois gera confiança e credibilidade tanto para os colaboradores que atuam e se relacionam com ela, como para seus clientes, no caso do AME, seus pacientes e usuários SUS em geral. Ainda, por meio da busca constante pela melhoria e visando alcançar próximos níveis de acreditação, a instituição alcança, a médio e longo prazo, uma melhor governança clínica e a otimização contínua das práticas assistenciais, que são frequentemente reavaliadas.

Para a gerente de serviços ambulatoriais da Santa Casa de Assis, Andreia de Camargo Souza, “Este será um sonho que será concretizado pela gestão ambulatorial, fruto de muito trabalho e dedicação das nossas equipes, e certamente será uma grande conquista para a população usuária do AME, que contarão com um nível ainda mais elevado de qualidade nos serviços de saúde oferecidos pela instituição. Enquanto gestores da Santa Casa de Assis, para nós será um orgulho ser a primeira instituição de saúde a obter esta certificação tão importante”.