Animação produzida na quarentena por diretor da cidade é selecionada em festival
Covid-19 Zeitgeist-20 relaciona autor russo Leo Tolstoy a elementos da atualidade na programação gratuita, on-line e com acessibilidade em Libras do Festival
Covid-19 Zeitgeist-20, de Eddie Silva, residente em Assis, foi uma das 29 obras selecionadas para a 4ª edição do Filma Bauru. O filme concorre na categoria de ficção do Festival e será exibido no dia 5 de outubro, às 19h, pelo canal do Filma Bauru no YouTube (www.youtube.com/filmabauru). Além de animações e outros curtas-metragens, o Festival também vai exibir videoclipes e videoartes produzidos no interior e litoral de São Paulo, e contará com mesas redondas sobre diversos temas ligados ao Cinema e Audiovisual.
A programação gratuita ocorre de 5 a 9 de outubro, será transmitida ao vivo pelo canal do Filma Bauru no YouTube (www.youtube.com/filmabauru) e pode ser conferida no site do evento (www.filmabauru.com.br). Todas as produções serão exibidas com janela de Libras, e a apresentação e cerimônia de premiação terão a presença de intérprete de Libras.
O homem e o tempo
O nome alemão Zeitgeist é relacionado à temática do tempo, e suas traduções mais comuns na Língua Portuguesa são “sinal” ou “espírito do tempo”. No curta-metragem de Eddie Silva, Zeitgeist relaciona-se com período da História em que a animação foi produzida, a pandemia da Covid-19, utilizando o trabalho do escritor russo Leo Tolstoy como inspiração.
Assim, considerando os momentos intelectual e cultural de cada período, o filme do diretor assisense leva a refletir e a questionar: “de quanto tempo um homem precisa?”. De palavras a GIFs, épocas diferentes são apresentadas com algo em comum.
Cultura inclusiva: mostras terão janela de Libras
Com produções de 29 cidades do estado, as obras do 4° Filma Bauru serão transmitidas ao vivo e disponibilizadas pelo período de 24 horas após cada exibição no canal do Filma Bauru no YouTube (www.youtube.com/filmabauru). Na Mostra Competitiva, que ocorre nos dias 5 e 7 de outubro, às 19h, os curtas-metragens de ficção, animação e documentário concorrem ao prêmio de Melhor Curta-metragem de cada categoria, além do Prêmio do Júri Popular, por votação aberta. Para votar, o público deve acessar o site do evento www.filmabauru.com.br e indicar o seu filme favorito. Já a Mostra Não Competitiva será exibida nos dias 6 e 8 de outubro, às 19h, com curtas, videoclipes e videoartes.
Para promover acessibilidade para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, as apresentações e a cerimônia de premiação terão a presença de intérprete de Libras, e todas as obras exibidas no festival, entre curtas, videoclipes e videoartes, terão inclusa a janela de Libras. A iniciativa, produzida pela própria equipe do evento, é uma das únicas entre os festivais de cinema do estado. Com apoio da Biblioteca Falada, Programa de Extensão da Unesp, o evento ainda oferece à produtora do filme premiado pelo Júri Popular a versão com audiodescrição, para acessibilidade de cegos e pessoas com deficiência visual.
“Estamos buscando fazer do Filma Bauru um espaço para todos. Por isso temos nos empenhado para garantir o acesso às obras e, principalmente, o fomento do audiovisual inclusivo, seja pela incorporação da janela de Libras nas mostras, seja pela proposição de mesas com essa temática”, explica Rene Lopez, coordenador geral do 4° Filma Bauru.
Mesas redondas sobre Cinema e Audiovisual
A programação do festival conta, ainda, com mesas redondas sobre cinema documental, fomento, distribuição, acessibilidade, preservação da memória e democratização do audiovisual no interior paulista. A mesa redonda sobre acessibilidade conta com a presença do diretor cinematográfico Giuliano Robert, será realizada com apoio do Sesc Bauru e terá interpretação em Libras.
Além das mesas redondas, o festival realizou oficinas ao longo do mês de setembro, com aulas sobre crítica cinematográfica, ministradas pelo professor, crítico e roteirista Álvaro Zeini Cruz, e oficinas de criação de curtas-metragens voltadas para estudantes do Ensino Médio, realizadas com apoio do Edital de Produção e Difusão Artístico/Cultural da Unesp e ministradas por estudantes da universidade. Os filmes produzidos nas oficinas serão exibidos no último dia do evento, seguidos pela cerimônia de premiação da mostra competitiva.
4° Filma Bauru – Festival de Cinema do Interior
O 4° Filma Bauru é realizado pelo Plano Conjunto – Coletivo Audiovisual de Bauru, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O evento conta com apoio do Sesc Bauru, Unesp por meio do Edital de Produção e Difusão Artístico/Cultural, Prefeitura do Campus USP de Bauru, ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista, Cinemateca Digital Bauruense, Rádio 94FM, Social Bauru e Agência 2DCB.
05/10 | 19h | Covid-19 Zeitgeist-20 (2020)
Direção: Eddie Silva
Classificação: 12 anos
Short film inspirado numa short story de Tolstoy, feito durante a quarentena da pandemia. De palavras a GIFs, épocas diferentes com algo em comum. De quanto tempo um homem precisa?
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Veja a programação completa do 4° Filma Bauru – Festival de Cinema do Interior e confira a classificação indicativa das mostras no site www.filmabauru.com.br, e acompanhe o evento nas redes sociais: @filmabauru. As mostras ficarão disponíveis no período de 24 horas após a exibição na data e horário marcado, e todas terão acessibilidade com janela de Libras.
Mostra Competitiva de curtas-metragens
Dias 5 e 7 de outubro, terça e quinta, das 19h às 21h.
Mostra Não Competitiva de curtas-metragens, videoclipes e videoarte
Dias 6 e 8 de outubro, quarta e sexta, das 19h às 21h.
Mesa Redonda ICine – Preservação da memória e democratização do audiovisual no interior paulista, com Rogério Borges e Kit Menezes (ICine)
Mediação: Mariana Vita
Dia 6 de outubro, quarta, das 16h às 17h30.
Mesa Redonda Acessibilidade no audiovisual para pessoas com deficiência auditiva e visual, com Giuliano Robert e Laercio Sant’Anna
*Atividade com intérprete de Libras, realizada com apoio do Sesc Bauru
Mediação: Luis Miguel
Dia 7 de outubro, quinta, das 16h às 17h30
Mesa Redonda Ka Mimbangu: cinema documental, pesquisas e registros de cultura imaterial, com Mariana Rhormens, Marílio Wane e Marta Jardim
Mediação: Gabriel Mendes e Cintia Marilia
Dia 8 de outubro, sexta, das 13h às 14h30
Mesa Redonda Distribuição e fomento da produção do cinema interiorano, com Diego da Costa e Guilherme Xavier (ICine)
Mediação: Rene Lopez
Dia 9 de outubro, sábado, das 16h às 17h30
Encerramento com mostra de curtas realizados nas oficinas e cerimônia de premiação da Mostra Competitiva
Dia 9 de outubro, sábado, das 19h às 21h