Atletas do Time São Paulo Paralímpico quebram recordes mundiais em campeonato brasileiro de atletismo

Beth Gomes, Samuel Oliveira Conceção e Matheus de Lima fazem parte da equipe criada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e superaram recordes durante o torneio

image_pdfimage_print

Durante os dias 14 e 17 de junho, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro foi palco do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo, que teve participação de 612 atletas de todo o país. Ao todo, 41 atletas do Time São Paulo Paralímpico, equipe criada e patrocinada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, participaram das disputas.

A atleta paralímpica Beth Gomes, um dos nomes do Time SP, estabeleceu três novos recordes mundiais para a prova de lançamento de disco na categoria F53 (cadeirantes), lançando o equipamento a 16,80m e superando a ucraniana Iana Lebiedieva, que em novembro de 2019 lançou 16,26m em Dubai. Ela também ultrapassou a marca do arremesso de peso ao lançar 7,16m (o recorde anterior era da neozelandesa Smith Cristeen, com 5,88m alcançados na Alemanha, em 1994) e também no lançamento de dardo, com 13,59 (o recorde na categoria é da própria atleta: 13,89m).

Além de Beth, outro atleta a bater um recorde foi o paulista Samuel Oliveira Conceição, que atingiu a melhor marca no salto triplo, pela classe T20 (deficiência intelectual), ao saltar 13,40m, ultrapassando os 12,57m atingidos pelo argentino Omar Villamarin em 2017, em Londres.

Outro destaque ficou por conta de Matheus de Lima, batendo 11s65 nos 100m pela classe T44 (deficiência dos membros inferiores), superando a marca anterior de 11,67, obtida por ele próprio no ano passado. Os recordes ocorrem três semanas antes da disputa do Mundial de atletismo, que acontece de 7 a 18 de julho, em Paris.

Organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, a competição teve disputas em pista e campo e reuniu medalhistas paralímpicos e jovens promessas do paradesporto brasileiro.

A competição também serviu como preparação para o Mundial de Paris, que acontece no próximo mês. Beth, Samuel e Matheus, acompanhados de mais 51 atletas e 11 atletas-guias brasileiros, vão disputar o maior evento paralímpico na capital francesa antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Time SP

Criado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Time São Paulo Paralímpico reúne 107 atletas de 14 modalidades paralímpicas tem investimento de R$ 6 milhões do Governo do Estado.

 

 

 

Botão Voltar ao topo