INOAR APRESENTA ESTUDO INTERNACIONAL QUE COMPROVA AUSÊNCIA DE ABSORÇÃO SISTÊMICA DO ÁCIDO GLIOXÍLICO EM ALISANTES CAPILARES

Pesquisa desenvolvida com instituições de referência no Brasil e na França contribui para a avaliação regulatória da substância pela União Europeia e estabelece um novo marco científico para a indústria cosmética global.

A Inoar Cosméticos acaba de apresentar os resultados de um estudo científico internacional que demonstrou a ausência de absorção sistêmica do ácido glioxílico em formulações para alisamento capilar. Os dados foram apresentados ao setor durante o 38º Congresso Brasileiro de Cosmetologia (ABC), realizado na FCE Cosmetique, e no Congresso Brasileiro de Toxicologia (CBTOX 2026).

Os resultados revelam que 98,70% do produto permanece na superfície da pele, sendo removido durante a lavagem, enquanto apenas 1,30% é detectado nas camadas superficiais da epiderme e derme. O principal achado do estudo foi a constatação de absorção sistêmica zero, uma vez que não foi observada permeação transdérmica mensurável do ácido glioxílico para o compartimento sistêmico do modelo experimental utilizado.

Além disso, a formulação avaliada apresentou perfil não sensibilizante, reforçando sua segurança sob as condições estudadas.

Os dados representam uma contribuição científica relevante para o entendimento do comportamento cutâneo do ácido glioxílico e preenchem uma importante lacuna na literatura especializada. O trabalho foi desenvolvido para atender à “Call for Data” promovida pela Comissão Europeia, iniciativa destinada à coleta de informações toxicológicas para subsidiar a avaliação da substância pelo Comitê Científico para a Segurança do Consumidor (SCCS).

Ciência, Inovação e Responsabilidade

Reconhecida como pioneira no desenvolvimento e na introdução da tecnologia de alisamento com ácido glioxílico, a Inoar reafirma seu compromisso com a pesquisa científica, a inovação e a segurança do consumidor ao investir em estudos robustos conduzidos por instituições de referência internacional.

O projeto foi idealizado por Inocência Manoel e Alexandre Nascimento Manoel Aroza, fundadores da Inoar Cosméticos, e contou com a participação da BIOTOSKIN, laboratório francês especializado em biologia cutânea e reconhecido internacionalmente por seus estudos de segurança e avaliação de ingredientes cosméticos.

A pesquisa foi conduzida em colaboração com a Dra. Michelle Sabrina da Silva, Diretora Executiva da MEDCINVITRO, Doutora em Farmacologia pela UNICAMP e Bióloga pela UNESP, além de Vanessa de Melo, farmacêutica especialista em segurança, eficácia e ciências dermatocosméticas.

Um Marco para a Cosmética Global

As evidências geradas demonstram que, nas condições experimentais avaliadas, o ácido glioxílico não atingiu o compartimento sistêmico, descartando a hipótese de difusão sistêmica após a aplicação da formulação testada.

Mais do que um resultado científico, este estudo representa um avanço para toda a indústria cosmética, fornecendo dados inéditos que poderão contribuir para decisões regulatórias futuras e para o aprofundamento do conhecimento técnico sobre a segurança dos alisantes capilares.

Ao liderar essa iniciativa, a Inoar reforça sua posição histórica de pioneirismo e seu compromisso permanente com a geração de conhecimento científico, a inovação responsável e o desenvolvimento seguro da cosmetologia mundial.

Inocência Manoel – Fundadora da Inoar Cosméticos

Alexandre Nascimento Manoel Aroza – Fundador da Inoar Cosméticos




Câmara intitui o Dia Municipal do Karatê e reforça incentivo ao esporte

 

A Câmara Municipal aprovou em sua sessão de segunda-feira (8) de junho, um projeto proposto pelo vereador Paulo Paçoca, que institui e inclui no calendário oficial do Município o Dia Municipal do Karatê, a ser comemorado anualmente em 11 de setembro, data em que também é celebrado o Dia Nacional do Karatê.
A proposta pretende valorizar a modalidade esportiva e reconhecer sua contribuição para a formação de crianças, jovens e adultos, promovendo princípios como disciplina, respeito, autocontrole, perseverança e cidadania.
De acordo com seu autor da proposta, a criação da data representa um reconhecimento à história e à contribuição do karatê para a sociedade: “O karatê é uma modalidade que ensina muito mais do que técnicas esportivas. É uma ferramenta de formação humana, que trabalha valores fundamentais como respeito, disciplina, responsabilidade e superação. Este projeto busca valorizar os atletas, professores e academias que ajudam a transformar vidas por meio do esporte em nosso município”, argumenta.

Sobre o projeto
A iniciativa reforça o incentivo às práticas esportivas em Assis e reconhece a importância do karatê como ferramenta de desenvolvimento físico, educacional e social para a comunidade.
De acordo com a proposta, o Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, poderá promover ações alusivas à data, como palestras, demonstrações, competições, campanhas educativas, homenagens e atividades de divulgação da prática esportiva, ampliando o conhecimento da população sobre os benefícios do karatê.
O projeto também prevê que a Câmara Municipal realize, anualmente, fará uma sessão solene em homenagem à modalidade e na ocasião, três atletas de destaque do município, indicados pela Secretaria Municipal de Esportes em parceria com as academias locais, receberão certificados de reconhecimento pelos serviços prestados e pela dedicação ao esporte.




Prefeitos discutem ações estratégicas para o desenvolvimento regional

 

Quarta-feira (10), o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – CIVAP realizou na sua sede em Assis, uma reunião de trabalho com os prefeitos dos municípios consorciados, fortalecendo o diálogo regional e apresentando importantes iniciativas voltadas ao desenvolvimento dos municípios.

A abertura do encontro foi conduzida pelo presidente do CIVAP e prefeito de Cruzália, Arildo Osmar de Moro e a diretora Executiva do consórcio, Ida Franzoso de Souza, que destacou a importância da participação dos gestores municipais na construção de ações integradas para a região.

Durante a reunião, além das ações realizadas nos últimos meses, os prefeitos puderam conhecer os projetos e ações em andamento no Consórcio, como:

  • Desenvolvimento de uma nova plataforma de compras diretas regionais, ferramenta que visa ampliar a eficiência, transparência e economia nas aquisições realizadas pelos municípios valorizando o comércio local.
  • Panorama das licitações consorciadas, explanando licitações e credenciamento em vigência, além das licitações programadas para o ano.
  • Relatório de ações e eventos realizados pelas Câmaras Técnicas do CIVAP.
  • Andamento das obras na Usina de Geração de Energia com Resíduos Sólidos Urbanos
  • Recebimento de duas ambulâncias para reforço do SAMU 192  Regional Assis

Os prefeitos também foram atualizados sobre os próximos encontros e capacitações que serão promovidos pelo Consórcio, entre eles:

17 de junho – Capacitação NR-01 na gestão pública – Assis/SP

18 de junho – Encontro Técnico de Cultura e Turismo – Piratininga/SP

22 de junho – Fórum de Sustentabilidade e Meio Ambiente Assis/SP

17 de julho – Formação para Agentes de Desenvolvimento Social – Escuta Especializada – Assis/SP

Deliberação e Aprovação da entrada de Vera Cruz/SP como ente consorciado

Também foi deliberada a inclusão do município de Vera Cruz/SP como novo ente consorciado ao CIVAP. Representado pelo prefeito Rodolfo Silva Davoli, o município formalizou seu interesse por meio de ofício encaminhado ao Consórcio, cuja solicitação foi aprovada por unanimidade pelos prefeitos presentes.

Com a aprovação, Vera Cruz dará continuidade aos trâmites legais necessários, incluindo a aprovação da Lei de Ratificação pela Câmara Municipal, validando o Protocolo de Intenções. Concluída essa etapa, serão formalizados o Contrato de Rateio e os demais instrumentos jurídicos, consolidando a adesão do município ao CIVAP.

Diálogo e integração regional

Ao final do encontro, foi aberto um espaço para que os prefeitos apresentassem demandas, desafios e sugestões relacionadas à gestão municipal. O momento permitiu a troca de experiências e o alinhamento de estratégias entre os municípios consorciados.

A participação dos prefeitos foi fundamental, reforçando o compromisso dos gestores com o fortalecimento da cooperação regional e com a busca de soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelos municípios do Vale do Paranapanema.




Vestibular Unesp Meio de Ano divulga nesta sexta-feira (12/06) o resultado da primeira fase

 

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicará a partir das 10 horas desta sexta-feira, 12 de junho, o resultado da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2026. A seleção conta com 4.434 candidatos para 180 vagas, sendo 36 para língua e cultura chinesas, disponível em Assis e oferecido pela primeira vez no país, e 144 para as engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica em Ilha Solteira.

A consulta do desempenho na prova do dia 24 de maio (primeira fase) e a eventual consulta de local de prova da segunda fase estarão disponíveis no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo exame. Também poderá ser acessada, na mesma página e no site da Unesp (vestibular.unesp.br), a tabela com o número mínimo de acertos dos convocados para a próxima etapa.

As provas da segunda fase, com 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo, serão aplicadas em 20 e 21 de junho (sábado e domingo), em São Paulo, Assis, Bauru, Ilha Solteira, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

O calendário do Vestibular Unesp Meio de Ano 2026 prevê a divulgação do resultado final em 10 de julho. O calendário completo e todas as informações sobre o certame estão disponíveis no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp e da Vunesp.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas a pessoas que se autodeclararem pretas, pardas ou indígenas. Os estudantes do ensino público representam cerca de 55% das matrículas.

Mais informações

A Unesp é uma universidade pública e gratuita que está entre as maiores e melhores do país e da América Latina. Presente em 24 cidades do estado de São Paulo, com 34 unidades universitárias, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em todas as grandes áreas do conhecimento.

Para tirar dúvidas sobre o vestibular, o candidato pode fazer contato pelo link “Fale Conosco” do site da Vunesp: www.vunesp.com.br/FaleConosco. Também pode acessar os sites vestibular.unesp.brwww.vunesp.com.br.

Para informações sobre os cursos de graduação da Unesp, basta acessar a página do Guia de Profissões em www.unesp.br/guiadeprofissoes.




Atenção, professores: prazo para concorrer a incentivo de R$ 6 mil termina neste domingo

 

 

Professores do Ensino Médio e da Educação Profissional e Técnica podem se inscrever, até este domingo (14), no Inove na Sala e concorrer a suporte pedagógico e incentivo financeiro de R$ 6 mil (R$ 2 mil por mês, durante três meses) do Sebrae Nacional. O objetivo da ação, inédita, é ampliar o impacto da educação empreendedora e estimular o uso da plataforma Escalada no cotidiano escolar.

Os 10 educadores selecionados vão integrar uma rede de professores que recebe formação, acompanhamento e reconhecimento por levar o empreendedorismo para dentro da sala de aula.

Podem se inscrever professores que atendam aos seguintes requisitos:

– Estar em exercício no Ensino Médio ou na Educação Profissional e Técnica

– Possuir ao menos uma turma ativa

– Ter disponibilidade para participar das formações e executar o plano proposto

– Aceitar integralmente os termos da seleção

A inscrição deve ser feita neste formulário eletrônico. Após a inscrição, começa o período de vivência prática: o professor leva a turma para a plataforma, e os 10 selecionados serão definidos por um ranking de pontuação, com base nas ações que seus estudantes realizam no Escalada ao longo das ondas de pontuação.

Sobre o Escalada

O Escalada é a primeira rede social do país sobre educação empreendedora, promovendo interação e aprendizado sobre empreendedorismo de forma leve e prática, por meio de microconteúdos e games. A plataforma é voltada a estudantes a partir de 14 anos e a educadores de escolas públicas e privadas.

Desde 2025, quando foi lançado, o Escalada já mobilizou 8.915 estudantes e 1.187 professores em todo o país. Os educadores que participam recebem formação, material pronto e atualizado todo mês e uma ferramenta que engaja a turma.




Estado do lago do Centro Social motiva cobrança sobre programa de despoluição na cidade

O Programa Municipal de Despoluição dos Lagos e de Proteção e Recuperação das Nascentes voltou a ser debatido na Câmara Municipal. O assunto foi levado ao plenário por meio de requerimento do vereador Timba (PRD), que questionou as ações desenvolvidas pela prefeitura para recuperar o lago do Centro Social Urbano (CSU), atual Ecoparque Municipal.

Ele chamou a atenção para a grande quantidade de algas presente no lago, situação que pode indicar problemas relacionados à qualidade da água e ao lançamento de poluentes no local.

Em resposta encaminhada à Câmara, a prefeitura informou que os trabalhos estão concentrados inicialmente na identificação de possíveis fontes de poluição que afetam o Parque das Águas e a nascente Água da Porca, responsável por abastecer o lago do CSU. Entre as medidas adotadas estão a aquisição de kits para monitoramento da qualidade da água, estudos para instalação de aeradores e a fiscalização de lançamentos de efluentes na região.

O Executivo também informou que a Comissão Municipal de Gestão e Acompanhamento, prevista no decreto que instituiu o programa, ainda está em fase de organização.

Segundo a administração municipal, as primeiras ações do programa estão direcionadas às nascentes da Água da Porca e da Água do Jacu, consideradas estratégicas para o abastecimento público.

“Aquela represa é importante para a nossa cidade e para a água que chega às nossas torneiras. Mais uma vez chamamos a atenção da Prefeitura, da Secretaria do Meio Ambiente e das demais autoridades. As algas tomaram conta do local e há relatos da presença de detritos de esgoto. É uma luta antiga em defesa da água de Assis. Depois de mais de doze anos debatendo a questão ambiental no município, ainda não enxergamos soluções concretas. Será que vão esperar esse recurso se esgotar para começar a agir?”, questionou o vereador.




Voluntariado da Santa Casa celebra 10 anos de reativação

 

O grupo de Voluntariado da Santa Casa celebrou no dia 9 os 10 anos de sua reativação. Formado por pessoas que dedicam tempo, trabalho e carinho pela instituição e dos pacientes, o grupo se tornou, ao longo da última década, um importante aliado na promoção da humanização e no fortalecimento das ações desenvolvidas pela Santa Casa.

A história do voluntariado na instituição teve início nos anos 2000, idealizada pelo Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez, que acreditava no poder da solidariedade como instrumento de transformação social. Na época, as iniciativas eram lideradas pelas senhoras Maria Celeste Duarte Lisboa e Sheila Kume (1ª presidente do grupo e atual diretora da instituição).

Após um período de inatividade, o grupo foi reativado em 2016 por iniciativa de Dulce Thomé, atual presidente do voluntariado, e do vice-presidente Padre Juninho, que reuniram pessoas dispostas a retomar esse importante trabalho em benefício da comunidade.

Desde então, dezenas de voluntários passaram pelo grupo, contribuindo de diferentes formas para a manutenção das atividades assistenciais e humanitárias da Santa Casa. Ao longo dos anos, o voluntariado esteve presente na realização de campanhas beneficentes, ações de arrecadação, eventos, bazares e iniciativas voltadas ao acolhimento de pacientes e familiares, além de apoiar projetos que auxiliam na manutenção dos serviços prestados pela instituição.

CELEBRAÇÃO ESPECIAL

Neste dia 9 de junho uma celebração especial na Capela da Santa Casa marcou a data. O ato reuniu voluntários, diretores, colaboradores, parceiros e convidados em um momento marcado pela emoção, pelas homenagens e pelo reconhecimento de uma trajetória construída coletivamente.

A presidente do Voluntariado, Dulce Thomé, ressaltou que a comemoração representa um momento de gratidão e reconhecimento a todos que fizeram parte dessa trajetória: “São 10 anos de muito trabalho, dedicação e amor ao próximo. Tivemos a participação de muitas pessoas que contribuíram de forma voluntária para fortalecer a Santa Casa e tornar o ambiente mais acolhedor para pacientes, acompanhantes e colaboradores. Esta celebração é uma homenagem a cada voluntário que acreditou nessa missão e ajudou a construir essa história”, comentou.

“O voluntariado é uma demonstração de que a solidariedade tem o poder de transformar realidades. Eu acompanho de perto a dedicação dessas pessoas que, de forma generosa, contribuem para tornar a Santa Casa mais acolhedora e mais próxima da comunidade. Em nome da instituição, deixo nosso reconhecimento e gratidão a todos que fizeram e fazem parte dessa história.”, acrescentou o provedor, Arnaldo Thomé.

Sobre o voluntariado

O Voluntariado da Santa Casa de Assis é formado por membros da comunidade que atuam de maneira espontânea e solidária em apoio à instituição. Entre suas atividades estão a promoção de eventos beneficentes, campanhas de arrecadação, confecção de enxovais e itens destinados aos pacientes, além de ações que colaboram para a humanização do atendimento e para a sustentabilidade dos serviços prestados pelo hospital.




Mais da metade dos brasileiros vê o Brasil como campeão da Copa do Mundo de 2026

 

A Copa do Mundo de 2026 começa nesta semana, e 52% dos brasileiros acreditam que a Seleção Brasileira conquistará o hexacampeonato mundial. Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceira com a QuestionPro, a confiança é maior entre as mulheres: 60% acreditam no título do Brasil, enquanto entre os homens esse percentual é de 43%.

Além da Seleção Brasileira, os entrevistados apontam a França (13%) como a segunda principal favorita ao título. Na sequência aparecem Portugal (7%) e Argentina, Espanha e Alemanha (4% cada). A pesquisa também mostra a rivalidade com a Argentina: 5 em 10 entrevistados disseram que a seleção argentina é a que menos gostariam de ver campeã. Na sequência, aparecem Alemanha (29%) e França (20%). Ainda há 9% dos brasileiros que esperam que o Brasil não vença o campeonato.

O levantamento também revela o clima de expectativa para a competição. 67% dos brasileiros afirmam estar empolgados com a Copa do Mundo, enquanto 10% manifestam sentimento neutro e 23% dizem não estar animados com o torneio.

Quando o assunto é a participação da Seleção Brasileira, o entusiasmo também é grande: 63% dos entrevistados estão empolgados com o Brasil na Copa de 2026, 11% se dizem neutros e 26% afirmam não estar animados.

A pesquisa mostra ainda que o interesse pela competição permanece elevado: 86% dos brasileiros pretendem assistir aos jogos da Copa do Mundo. Em relação à seleção brasileira, 45% afirmam que irão torcer com muita empolgação e envolvimento emocional, enquanto 40% dizem que torcerão pelo Brasil, mas com menos entusiasmo do que em edições anteriores. Outros 6% acompanharão os jogos sem torcer pela seleção e 9% não pretendem acompanhar a competição.

“Os dados mostram que a Copa segue despertando um tipo de entusiasmo que só o futebol é capaz de produzir no Brasil. É a camisa que volta para a rua, a bandeira na janela, o bairro pintado, a conversa sobre a escalação e a torcida entrando no clima antes mesmo do primeiro jogo. Esse resultado também revela que a relação dos brasileiros com a Seleção é mais diversa do que muitos imaginam, inclusive com as mulheres demonstrando maior confiança no desempenho do Brasil”, afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Onde os brasileiros pretendem assistir aos jogos?

A pesquisa também investigou os hábitos de consumo e convivência durante a competição. Entre os brasileiros que pretendem acompanhar os jogos da Seleção Brasileira, a casa aparece como o principal espaço para assistir às partidas, citada por 76%. Também aparecem a casa de amigos ou parentes, com

33%; bares, restaurantes ou eventos públicos, com 23%; o celular, durante deslocamentos ou outras atividades, com 10%; e o trabalho, faculdade ou escola, com 9%.

A família deve ser a principal companhia dos brasileiros durante os jogos: 68% afirmam que pretendem assistir às partidas com familiares. Em seguida aparecem o companheiro ou companheira, citado por 38%, percentual que chega a 50% entre casados ou pessoas que moram junto. Os amigos aparecem na sequência, com 37%, mas têm peso maior entre a Geração Z, chegando a 46%. A pesquisa também mostra outros formatos de acompanhamento: 13% pretendem ver os jogos sozinhos, 12% com colegas de trabalho ou estudo e 9% com pessoas desconhecidas em bares, festas ou eventos públicos.

A pesquisa ouviu, de forma digital por autopreenchimento, 1.030 pessoas com 18 anos ou mais, em todo o país, entre 2 e 8 de junho de 2026. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.




Professora da FEMA participa como palestrante em um dos maiores congressos de cardiologia da América Latina

A professora do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), Nina Novaes Azevedo Ferrari, participou como palestrante do 46º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), considerado o maior congresso de cardiologia da América Latina e um dos mais relevantes do mundo na especialidade.

O evento foi realizado entre os dias 4 e 6 de junho de 2026, reunindo médicos, pesquisadores e especialistas de diferentes regiões do país para debater avanços científicos, novas tecnologias e abordagens inovadoras voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares.

Durante a programação, Nina ministrou duas palestras sobre temas que estão em evidência na cardiologia contemporânea. A primeira abordou o manejo de pacientes com intolerância às estatinas, medicamentos amplamente usados no controle do colesterol e na prevenção de eventos cardiovasculares.

Já a segunda apresentação tratou da isquemia miocárdica na ausência de doença obstrutiva, condição que tem despertado crescente interesse da comunidade científica por desafiar conceitos tradicionais relacionados às doenças coronarianas.

A participação da docente em um evento de alcance internacional reforça sua atuação na área da cardiologia e evidencia a inserção da FEMA em discussões científicas de relevância para a formação médica e para o desenvolvimento da pesquisa em saúde. Além da professora, também participaram do evento o professor Bruno Daniel Ferrari, que aproveitou para se atualizar no Congresso, e os residentes de Clínica Médica da FEMA, Carolina Kagiva e Murilo Caldeirão.

Para a professora, a oportunidade de compartilhar conhecimento em um congresso dessa dimensão contribui para o fortalecimento do intercâmbio científico entre profissionais e instituições, além de ampliar o debate sobre temas que impactam diretamente a prática clínica e a qualidade do atendimento aos pacientes.




Com alerta de chuvas, Energisa mantém equipes mobilizadas e orienta população sobre segurança

 

A Energisa Sul-Sudeste segue em alerta e com equipes de prontidão diante da previsão de chuvas para a região a partir desta sexta-feira (12). A concessionária organizou seu plano operacional para atuar em situações emergenciais que possam ser provocadas por temporais e ventos fortes.

“Dependendo da intensidade, as intempéries podem causar danos à rede elétrica em algumas localidades, seja pela queda de árvores, galhos ou outros objetos sobre a fiação. Por isso, mantemos nossas equipes de prontidão para atuar imediatamente, garantindo o fornecimento de energia com segurança”, afirma Mauricio Arantes, coordenador do Centro de Operação Integrado (COI) da Energisa Sul-Sudeste.

Como parte da atuação preventiva, Mauricio reforça a importância de a população adotar medidas de segurança durante as tempestades.

“Ao perceber que o tempo está mudando e a chuva se aproximando, procure um local fechado para se abrigar. Não permaneça em áreas abertas nem debaixo de árvores ou estruturas metálicas”, orienta.

Dentro de casa, retire os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas. Evite utilizar o celular durante a tempestade, a menos que seja estritamente necessário. Se estiver dentro de um veículo durante o temporal, não estacione sob árvores de grande porte. Procure um local seguro, longe de áreas sujeitas a alagamentos, e permaneça no interior do veículo até que o tempo melhore.

Caso um cabo de energia caia sobre o veículo, mantenha a calma e permaneça dentro do carro, evitando contato com as partes metálicas. Acione imediatamente a distribuidora pelos canais de atendimento: 0800 70 10 326, aplicativo Energisa On ou chatbot Gisa, via WhatsApp.