Brasil, o país dos pontas: pesquisa revela que atacantes de lado são os mais desejados por clubes da Série A

image_pdfimage_print

 

A janela de transferências está perto de fechar e a maior parte dos clubes brasileiros já se reforçou: 140 contratações foram fechadas pelos 20 integrantes da Série A até o momento. A essa altura, uma coisa ficou clara, de acordo com levantamento do Bolavip Brasil: o atacante de ponta é o jogador mais desejado do futebol brasileiro.

Considerando todas os reforços contratados pelos times da primeira divisão até a última segunda-feira (10/2) e dividindo as posições entre goleiro, zagueiro, lateral, volante, meia, atacante de lado e centroavante, 28,5% dos novos jogadores nos elencos são atacantes que atuam como pontas, pela direita ou pela esquerda.

Ceará e Juventude contrataram cinco atacantes de lado cada, até o momento, e são os times que mais procuraram jogadores para a posição. No sentido oposto, dos 20 times da Série A, apenas três não contrataram atacantes de lado até o momento: São Paulo, Flamengo e Vasco. O cruz-maltino tenta a contratação de um jogador da posição desde o fim da temporada passada, mas ainda não conseguiu fechar negócio com um nome que agrade a diretoria.

Zagueiros também em alta e volantes em baixa

A segunda posição que foi mais procurada pelos clubes até o momento é a de zagueiro. Dezenove por cento das contratações foram de defensores. Só o Juventude contratou quatro zagueiros até o momento e foi quem mais reforçou a zaga. Ao contrário, apenas quatro clubes não se reforçaram com zagueiros até agora: Atlético-MG, São Paulo, Palmeiras e Grêmio.

Considerando apenas as posições de linha, os volantes foram os menos contratados até o momento. Apenas 7,9% dos jogadores contratados foram jogadores de meio de campo prioritariamente defensivos. Metade dos times da Série A não contrataram volantes até o momento. O Vitória, por outro lado, deu atenção especial à função, com três reforços para o setor.

Reforços em muitas posições foram regra

Tendo em conta as sete posições do campo, incluindo goleiro, apenas seis equipes contrataram reforços para três posições ou menos – Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Vasco, Botafogo e Corinthians (este último não fez contratações).

Os outros times da primeira divisão foram atrás de reforços para múltiplas posições. Dois deles contrataram reforços para as sete posições do campo: Mirassol, que vem da Série B, e o Vitória. O time baiano, empatado com Juventude e Ceará, é quem mais contratou reforços até o momento: 15.

As posições mais contratadas pelos clubes brasileiros na janela de transferências:

1 – Atacante de lado: 40 reforços

2 – Zagueiro: 27 reforços

3 – Lateral: 24 reforços

4 – Meia: 17 reforços

5 – Centroavante: 12 reforços

6 – Volante: 11 reforços

7 – Goleiro: 9 reforços

 

Botão Voltar ao topo