Bruno Santana vence Prova Padre Beline e se aproxima do recorde de ‘Gari Voador’
O tarumãense Bruno Gabriel Santana de Oliveira, de 22 anos, foi o vencedor da 38ª edição da Prova Pedestre ‘Padre Beline’, disputada no início da manhã deste domingo (26) em Assis, numa promoção da Escola de Samba Unidos da Vila Operária e organização da TV Com Running.
Foi a primeira participação e vitória do atleta de Tarumã na competição, que teve largada e chegada no barracão da Escola de Samba Unidos da Vila Operária, na rua Tibiriçá.
Ao concluir o trajeto de quase sete quilômetros em 24 minutos e três segundos, Bruno Santana ficou a pouco mais de um minuto do recorde da prova, que continua sendo do paranaense João Batista, o ‘Gari Voador’. Cinco anos atrás, em 2016, o atleta de Santo Antônio da Platina completou o mesmo percurso em 22 minutos e 48 segundos.
Gari Voador voltou a vencer em 2017 (22 minutos e 50 segundos), 2018 (23 minutos e 43 segundos), 2018 (23 minutos e 43 segundos) e 2019 (24 minutos e 44 segundos).
O maior campeão da prova continua sendo Jairo Ortega, com nove vitórias acumuladas.
A Prova Pedestre Padre Beline ocorre desde 1983 e só não aconteceu em 2019, por conta da pandemia e os riscos de transmissão do novo coronavírus, quando os eventos esportivos também foram proibidos no país.
Tradicionalmente, o evento é realizado sempre no mês de novembro, quando o homenageado -Padre Aloísio Bellini-PIME- comemorava aniversário. Este ano, os organizadores aguardaram a redução dos novos casos de COVID e internações hospitalares por conta da doença para confirmar a prova em dezembro.
De acordo com a TV Com Running, mais de 120 atletas, de diferentes cidades dos estados de São Paulo e Paraná, se inscreveram e 116 concluíram o trajeto.
Completaram o pódio na classificação geral: Eduardo César de Oliveira, de 37 anos, de Bauru, com o tempo de 24 minutos e 46 segundos e Frederico Augusto Bueno da Silva, de 23 anos, de Campinas, com 25 minutos e 45 segundos.
O quarto colocado foi o atleta de Marília, Daniel Martins de Santana, de 41 anos, que completou o percurso em 26 minutos e 08 segundos. Na quinta colocação, chegou Jhonatan de Oliveira Martins, de 33 anos, de Florestópolis-PR, com o tempo de 26 minutos e 42 segundos.
MULHERES – A campeã da 38ª Prova Pedestre Padre Beline e detentora do novo recorde foi Edjane de Souza Birochi, de 43 anos, da equipe ‘Casa do Garoto’, de Tupã. Ela completou o percurso em 30 minutos e 50 segundos.
A corredora Liliane dos Santos Mariano, de 25 anos, da equipe Pinguinha Run, de Cândido Mota, foi a vice-campeã, com o tempo de 31 minutos e 14 segundos. A terceira atleta a cruzar a linha de chegada, após 33 minutos e dois segundos, foi Ana Paula da Silva Pastro, de 40 anos, que compete por Martinópolis.
Eliane Silvestre da Silva, de 34 anos, da equipe CM Running foi a quarta colocada, com o tempo de 33 minutos e 45 segundos.
Na quinta posição, chegou a assisense Rosana Godinho, de 42 anos, da equipe Capton, com a marca de 34 minutos e 11 segundos.
Os três primeiros colocados na classificação geral receberam troféus e premiação em dinheiro.
Todos os atletas que concluíram o percurso tiveram medalha personalizada pela participação.
Todos os resultados, por categoria, podem ser consultados na página oficial da prova no portal www.tvcomrunning.com.br
SEGURANÇA – Para garantir a segurança dos corredores, a organização da prova contou com apoio de ambulâncias da Secretaria Municipal da Saúde e do Corpo de Bombeiros que acompanharam, à distância, a movimentação, sem ser necessária a intervenção.
Fotos: Fernando Azevedo