Calor exige alimentação leve e consumo de líquidos
As elevadas temperaturas próprias desta temporada de alto verão, exigem uma dieta alimentar adequada, baseada no consumo de frutas, verduras, legumes e pratos cozidos ou grelhados, bem como de um volume individual de água sugerido entre 2 e 3 litros por dia, para garantir o bem estar.
A orientação é da nutricionista Priscila de Paula, que também recomenda evitar os refrigerantes e cervejas sob o argumento de saciar a sede, porque nenhum deles substitui a água.
Já os sucos de frutas naturais, preparados instantes antes do consumo, são bem vindos para ajudar a enfrentar o calor, assim como a água de coco, tudo com moderação. As opções detox, que refrescam e desintoxicam, também podem compor a dieta diária com elevada eficácia.
Por sua vez, o procurado caldo de cana, em razão de sua elevada concentração de açúcar, deve ser consumido de preferência em companhia de uma fruta como o abacaxi, mas também em porções limitadas, como doses ocasionais (não frequentes) de 200 ml.
Mais uma sugestão de Priscila, é fazer entre 5 e 6 refeições ao dia, evitar o sal e comer devagar.
Por fim, propõe a prática de exercícios físicos regulares, como as caminhadas, sempre nas horas mais amenas do dia, que se verificam no início da manhã e final de tarde.