Casamentos em maio crescem 25% e reacendem tradição do “mês das noivas” no Brasil
Alta também no primeiro trimestre de 2025 reforça otimismo no setor, que prevê ano aquecido para celebrações

Maio voltou a brilhar no calendário afetivo dos casais brasileiros. Tradicionalmente conhecido como o “mês das noivas”, o mês registrou um salto de 25% no número de casamentos em 2025, com quase 10 mil celebrações projetadas em todo o país, segundo dados do iCasei – plataforma líder em sites e listas de casamento na América Latina. Em 2024, o mesmo período contabilizou 7.375 uniões. O aumento sinaliza uma volta robusta no interesse por celebrações no primeiro semestre e reforça a retomada do mercado de casamentos.
E os sinais positivos não param por aí. O primeiro trimestre de 2025 também apresentou alta: entre janeiro e março, foram realizados 17.908 casamentos, frente a 16.085 no mesmo intervalo de 2024 – um crescimento de 11%.
Para Diego Magnani, CCO do iCasei, o crescimento está diretamente ligado a um conjunto de fatores: “A estabilidade econômica, a maior confiança dos consumidores e um cenário pós-pandemia mais amadurecido estão permitindo que os casais voltem a planejar suas cerimônias com mais liberdade e segurança. Soma-se a isso a diversidade de serviços personalizados que o mercado oferece hoje”, afirma.
Apesar de os meses de setembro, outubro e novembro seguirem como os preferidos para cerimônias ao ar livre, maio continua sendo uma data simbólica para muitos casais. O crescimento registrado este ano pode indicar uma revalorização das tradições ou até mesmo um efeito prático de calendário — com feriados e clima mais estável em algumas regiões do país favorecendo as celebrações.
O aquecimento no número de casamentos é visto com entusiasmo pelo setor, que inclui desde buffets e cerimonialistas até músicos, fotógrafos, decoradores e plataformas digitais especializadas. A expectativa é que o movimento siga em alta ao longo de 2025, com ainda mais celebrações concentradas no segundo semestre — historicamente o mais movimentado do ano.