Brasil chega à Copa com o nono melhor ataque entre as favoritas ao título; veja comparação com outras seleções

 

Vini Jr é o maior goleador brasileiro entre os nove atacantes convocados para a Copa de 2026. Crédito: Latin Sports Images / Alamy
O Brasil vai disputar a Copa do Mundo com apenas a nona melhor média de gols por atacante no ciclo do Mundial. Ou seja, se somar todos os atacantes convocados por Carlo Ancelotti, a Seleção Brasileira tem números baixos em comparação com as principais seleções que disputarão o título nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

Levantamento feito pelo Bolavip Brasil mostra que de 2023 até 31 de maio de 2026, somando clubes e Seleção, os atacantes da equipe brasileira estão devendo quando o assunto é bola na rede. Com nove jogadores de frente convocados, o Brasil marcou 417 gols, tendo média de 46,3 gols por jogador.

Para efeito de comparação, a Colômbia, que conta com nomes como Luís Díaz como principal matador, soma 339 gols e uma média de 56,5 por cada um de seus seis atacantes.

Argentina, Inglaterra e França no pódio dos atacantes mais artilheiros

Quem lidera o ranking é a Argentina. Com Lionel Messi, os Hermanos somam 427 gols e a média de 71,1 por atleta de frente. Capitaneada por Harry Kane, a Inglaterra aparece logo na sequência, com média 70,6 gols por jogador e 565 celebrações de bola na rede.

Completa o pódio a França, entre as seleções mais favoritas ao título mundial. Os franceses possuem média de 59,7 gols marcados por cada atacante convocado.

A média de gols marcados por todos os atacantes analisados no levantamento é 49 ao longo do ciclo para a Copa do Mundo.

Vini Jr. é o jogador convocado pela seleção com mais gols marcados no ciclo

O artilheiro do Brasil, somado a clube e Seleção, neste ciclo para a Copa do Mundo é Vinícius Júnior com 86 gols marcados, sendo somente cinco com a Amarelinha. Neymar pouco jogou e soma 22 gols, dois desses foram pelo Brasil.

Completam os 417 gols dos atacantes brasileiros: Raphinha, com 78 gols; Igor Thiago, com 58 gols; Matheus Cunha, com 44; Martinelli, com 41; Endrick, com 34; Rayan com 31, e Luiz Henrique com 23 gols. Ou seja, Neymar é quem menos balançou as redes de 2023 para cá.

Seleções favoritas com números baixos

Entre as seleções que estão cotadas para conquistar o Mundial, Espanha e Alemanha possuem números baixos de seus atacantes convocados. A Fúria, atual campeã da Eurocopa, que não deve contar com Lamine Yamal na primeira fase, soma 304 gols e média de 38 por jogador.

Já os alemães têm em Nick Woltemade, do Newcastle-ING, sua grande esperança para comemorar gols e sonhar com mais um título da Copa do Mundo. No entanto, a média é de 40,3 gols por jogador. Foram comemorados 323 gols.

Veja a lista de gols e média por jogador das principais seleções da Copa do Mundo:1 – Argentina: 427 gols, média de 71,1 por jogador
2 – Inglaterra: 565 gols, média 70,6 por jogador
3 – França: 478 gols, média de 59,7 por jogador
4 – Noruega: 347 gols, média de 57,8 por jogador
5 – Colômbia: 339 gols, média de 56,5 por jogador
6 – Croácia: 258 gols, média de 51,6 por jogador
7 – Suécia: 307 gols, média 51,6 por jogador
8 – Portugal: 400 gols, média de 50 por jogador
9 – Brasil: 417 gols, média de 46,3 por jogador
10 – Holanda: 343 gols, média 42,8 por jogador
11 – Alemanha: 323 gols, média de 40,3 por jogador
12 – Espanha: 304 gols, média 38 por jogador
13 – Marrocos: 249 gols, média de 35,5 por jogador
14 – Senegal: 280 gols, média de 35 por jogador
15 – Bélgica: 199 gols, média de 28,2 por jogador

 




A oito dias da estreia do Brasil na Copa do Mundo, pentacampeão Juninho liga o alerta para jogo contra o Marrocos

 

Juninho Paulista em ação na final da Copa do Mundo de 2002, contra a Alemanha. Crédito: PA Images / Alamy

Juninho Paulista é um dos nomes marcantes da conquista do pentacampeonato mundial da Seleção Brasileira em 2002. Em entrevista exclusiva ao Somos Fanáticos, o ex-meio-campista avaliou o caminho da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2026 e ligou o sinal de alerta para a partida de estreia, contra o Marrocos, dia 13.

Juninho apontou o compromisso contra os africados como o mais complicado da equipe de Carlo Ancelotti na fase de grupos. Na avaliação do ex-jogador, o peso emocional do primeiro jogo costuma aumentar a pressão sobre os atletas.

“Na minha visão, tende a ser o primeiro jogo (partida contra o Marrocos). Eu acho que a estreia sempre traz um nervosismo a mais”, afirmou o campeão mundial, destacando a importância de iniciar a fase de grupos do torneio com um resultado positivo.

Além do fator emocional, Juninho também vê o Marrocos como o adversário mais forte da chave. “Teoricamente, o Marrocos é o adversário mais difícil nessa primeira fase. Eu acho que até pela experiência da última Copa, jogadores jogando em bons clubes europeus, eu acho que vai ser o maior desafio do Brasil.”

Grupo chamado por Ancelotti agrada Juninho

Para o ex-jogador, a lista de convocados da seleção apresentou equilíbrio, mesmo diante de alguns problemas físicos enfrentados por atletas importantes ao longo da temporada. Neymar não chegou nas melhores condições e Estêvão e Rodrygo não puderam ser convocados por estarem lesionados.

“Em relação à convocação, eu gostei bastante, acho que foi muito equilibrada. Tiveram jogadores importantes que se lesionaram e ele não pôde convocar, que com certeza estariam na convocação, mas eu gostei muito.”

Juninho também acredita que o principal desafio do novo treinador passa pela construção de uma equipe forte coletivamente em um curto espaço de tempo.

“Eu acho que tem que buscar fortalecer o coletivo, é isso que eu vejo ele tentando fazer. É só tendo um coletivo forte que se ganha uma Copa do Mundo.”

O que falta para o Brasil voltar a ser campeão do mundo?

Ao analisar a evolução do futebol desde a conquista de 2002, Juninho reconheceu o crescimento da intensidade física e da preparação dos atletas, mas acredita que o diferencial brasileiro continua sendo a capacidade técnica e a criatividade individual dos jogadores.

“Hoje a intensidade e o físico estão contando muito, mas você igualando nisso, sempre vai prevalecer a técnica, a individualidade, um contra um. Eu acho que é isso que a Seleção Brasileira precisa resgatar. A essência do futebol brasileiro é feita dessas improvisações, dessas jogadas que o adversário não está esperando.”

Juninho pela seleção brasileira

Campeão do mundo com a seleção em 2002, Juninho teve longa carreira com a camisa do Brasil. Estreou em 1995 e fez sua despedida em 2003, somando 53 partidas e cinco gols marcados. Além do título no Japão e na Coreia do Sul, venceu a Copa América e a Copa das Confederações pela seleção.

Provável titular do time que jogaria o Mundial em 1998, Juninho sofreu uma lesão que acabou o deixando muito tempo sem atuar. Por isso, Zagallo preferiu deixá-lo fora da lista de convocados. Quatro anos depois, convocado por Luiz Felipe Scolari, Juninho foi titular da seleção nas três partidas da fase de grupos e também nas oitavas de final contra a Bélgica. A partir das quartas, foi para o banco de reservas. Na final contra a Alemanha, entrou nos minutos finais da partida, vencida por 2 a 0.




Campeonato de E-Sports movimenta o campus da Fema no fim de semana

Screenshot

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou dia 30 de maio, o 2º Campeonato Presencial de E-Sports FEMA 2026. Promovido pela Atlética Computação FEMA, o encontro aconteceu no campus da instituição e reuniu estudantes da FEMA e participantes da comunidade externa em disputas das modalidades Valorant e EA Sports FC 26 (FIFA).

O campeonato foi organizado por estudantes do 3º ano do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), e teve como proposta incentivar a integração entre os participantes por meio da tecnologia, da competição e do universo dos esportes eletrônicos.

Ao longo do dia, equipes e duplas disputaram partidas presenciais utilizando a infraestrutura disponibilizada pela instituição e pelos patrocinadores do evento, contando também com um público que acompanhou as competições.

Na modalidade Valorant, a equipe foFuria conquistou o primeiro lugar. O time campeão foi formado por João Pedro, Hugo, Brayan, João Gregório, Victor e Ricardo. A segunda colocação ficou com a equipe LAUDE, composta por Marcelo, Matheus, Felippo, Miguel e Gustavo. Já o terceiro lugar foi conquistado pela equipe Azarias, representada por Felipe Antunes, Pablo Dalsoto, Pedro Henrique, Thiago Aguileira e Guilherme Vinhato.

No torneio de EA Sports FC 26, a dupla SWISS LOVE, formada por Pedro Paes e João Guilherme, conquistou o título. A equipe Jumentus, composta por João Lucas e Leonardo Garcia Pires, ficou com a segunda colocação. O terceiro lugar foi para a dupla Vi Tóra, representada por Rafael de Carvalho Costa e Carlos Camargo.

Além das premiações, o campeonato proporcionou momentos de interação entre estudantes de diferentes cursos e participantes da comunidade, fortalecendo a proposta de aproximar tecnologia, entretenimento e convivência universitária. A iniciativa, que contou com apoio das coordenações dos cursos de Tecnologia e das direções acadêmica e executiva da FEMA, também contribuiu para consolidar a presença dos esportes eletrônicos no ambiente acadêmico da FEMA.




Cidade sedia 3ª etapa da Superliga da Melhor Idade e mantém liderança em diversas categorias

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, sediou sábado (29), a terceira etapa da Superliga da Melhor Idade (Polo 4). O torneio, organizado pela Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (CBVA), reuniu mais de 350 atletas nos ginásios do GEMA e Jairão, entre as faixas etárias dos 45 aos 75 anos.

As equipes de Assis apresentaram um desempenho de excelência e garantiram vitórias para a classificação geral. Na categoria +68 anos, Assis venceu Paraguaçu Paulista por 2 a 0 (parciais de 15×10 e 15×6). Já na categoria +58 anos, a vitória foi sobre Salto Grande, também por 2 a 0 (parciais de 15×5 e 15×11). Encerrando a rodada de vitórias, a categoria +45 superou a equipe de Narandiba com parciais de 15×3 e 15×01.

Com esses resultados, as equipes da cidade seguem isoladas na liderança de suas respectivas categorias. A Secretaria de Esportes parabeniza todos os atletas pelo empenho e convida a população para prestigiar a próxima etapa, que será realizada no dia 20 de junho.




HISTÓRICO! Projeto CTU conquista pódio nacional na Taça Paraná de Basquete

 

O esporte transforma vidas, desenvolve talentos e constrói futuros. E foi o que aconteceu entre os dias 20 e 24 de maio, quando a equipe feminina Sub-12 do Projeto CTU Paraguaçu conquistou a 3ª colocação na Taça Paraná de Basquete, uma das mais tradicionais e competitivas competições de base do país, realizada em São José dos Pinhais (PR).

A conquista inédita é resultado de muito empenho, dedicação e trabalho em equipe. Mais do que um troféu, esse bronze representa o desenvolvimento de jovens atletas que aprendem, dentro e fora das quadras, valores como disciplina, comprometimento, respeito e superação.

O Projeto CTU (Centro de Treinamento Unimed) é realizado por meio da parceria entre o Instituto UniAssis, a Unimed Assis e a Associação Basquete Paraguaçu, reforçando o compromisso com o incentivo ao esporte, à saúde e à formação de crianças e adolescentes.

Parabenizamos as atletas, familiares, comissão técnica e todos os envolvidos nessa importante conquista. Que este seja apenas mais um capítulo de uma trajetória promissora para o basquete feminino de Paraguaçu Paulista.

Orgulho que inspira. Conquistas que transformam.




Basquete Assis vence o Corintians em partida válida pela Copa São Paulo

 

A equipe Basquete Assis superou o Corintians por 81 a 64, em partida válida pela Copa São Paulo de Basquete Adulto, disputada domingo (24) à noite no Jairão.

Impulsionado pela sua torcida que lotou o ginásio, o time manteve o domínio em quadra nos quatro períodos e chegou ao final com a vitória que lhe garante situação positiva na tabela de classificação.

Seu próximo compromisso será domingo (31), às 18h30, também no Jairão, onde enfrenta a Liga Sorocabana de Basquetebol.




Piso do Jairão exige adequações para competições oficiais 

A possibilidade de implantação e adequação de um piso esportivo de madeira no Ginásio de Esportes Jairo Ferreira dos Santos, o Jairão, motivou um requerimento apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Zé Gotinha (PL), que solicita informações ao Poder Executivo sobre a viabilidade da instalação do piso esportivo, com o objetivo de adequar o ginásio às exigências técnicas necessárias para a realização de competições oficiais estaduais, nacionais e internacionais.

Segundo o requerimento, a proposta busca oferecer melhores condições para as equipes profissionais da cidade, especialmente ao Basquete Assis, além de contribuir para o fortalecimento das práticas esportivas no município.

O texto cita que a implantação do piso poderá ampliar a capacidade do espaço para receber grandes disputas esportivas, além de beneficiar atletas, projetos sociais e categorias de base que utilizam o ginásio.

Entre os questionamentos encaminhados à administração municipal, o vereador pergunta se existe a possibilidade de implantação e adequação do piso esportivo de madeira no Jairão. Em caso positivo, o requerimento solicita a previsão para execução da medida. Caso contrário, pede que sejam apresentados os motivos que impedem a realização da adequação.




2º Campeonato Presencial de E-Sports FEMA 2026 terá disputas de FIFA e Valorant em Assis

 

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), por meio da Atlética Computação FEMA, realiza no dia 30 o 2º Campeonato Presencial de E-Sports FEMA 2026, que acontecerá presencialmente no campus da instituição, em Assis.

A programação contará com disputas de dois jogos eletrônicos: EA Sports FC 26, na modalidade FIFA, e Valorant. O horário oficial das partidas ainda será definido pela organização, conforme a quantidade de equipes inscritas, mas a expectativa é de que as competições ocorram ao longo de todo o dia.

O campeonato está sendo organizado por estudantes do 3º ano do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Turma 1, com apoio da Atlética Computação FEMA. Segundo os organizadores Higor Lopes e Felipe Antunes, “o objetivo é fortalecer o cenário universitário de e-sports e integrar alunos através da tecnologia e da competição”.

A proposta do evento é incentivar inicialmente a participação dos estudantes da FEMA, embora também haja vagas abertas para participantes externos. Para competir, é necessário que parte dos integrantes das equipes esteja regularmente matriculada em algum curso da instituição.

No campeonato de Valorant, as equipes poderão ter até seis integrantes, sendo cinco titulares e um substituto. Até dois participantes podem ser externos à FEMA. As partidas serão realizadas em computadores disponibilizados pela instituição, mas cada competidor deverá levar seus próprios periféricos, como mouse, teclado, mousepad e fone com microfone.

Já o torneio de FIFA será disputado em duplas, com apenas um integrante externo permitido por equipe. As partidas acontecerão no EA Sports FC 26, em computadores fornecidos pela FEMA, com controles disponibilizados pela organização.

A instituição também fornecerá toda a infraestrutura necessária para a realização das partidas, incluindo máquinas e monitores padronizados para todos os participantes. O público poderá acompanhar o campeonato presencialmente, com entrada gratuita para espectadores.

As inscrições seguem abertas até o dia 27 de maio e devem ser feitas pelo link beacons.ai/campfema. Os participantes deverão apresentar RA ou comprovante de matrícula no dia do evento.

A taxa de inscrição é de R$ 10 por integrante da equipe. Segundo a organização, o valor arrecadado será destinado à infraestrutura do campeonato e às premiações, que incluem dinheiro, medalhas personalizadas e camisetas oficiais da MIBR Masters Toronto 2025 para os vencedores da modalidade Valorant.

O regulamento completo será enviado às equipes inscritas. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @compfema ou pelos telefones (18) 99689-9870 e (18) 99622-1810.




Quadra 3×3 do Jairão é modernizada com novo piso de alta tecnologia e entregue nesta sexta-feira

 

Foto Noticia Principal Grande
Foto pequena 2 0
Foto pequena 2 1
Foto pequena 2 2

A prefeita Telma Spera entregou, na tarde desta sexta-feira (08), a quadra 3×3 do Jairão modernizada com novo piso de alta tecnologia, em mais um avanço importante para o esporte em Assis.

A intervenção foi realizada na área externa do Ginásio Jairo Ferreira dos Santos Jairão e incluiu a revitalização completa do espaço, proporcionando melhores condições para a prática esportiva e convivência da população.

O novo piso modular de polipropileno conta com tecnologia antiderrapante, proteção contra raios UV e sistema anti impacto, garantindo mais segurança, conforto e durabilidade para os atletas, além de contribuir para a prevenção de lesões.

A entrega contou com a presença de secretários municipais, do vereador Pastor Edinho, que destinou parte dos recursos para a implantação e de jovens entre 14 e 17 anos que participam das escolinhas de basquete promovidas pela Secretaria Municipal de Esportes.

A participação dos alunos reforça o papel do investimento público no esporte como ferramenta de inclusão, desenvolvimento e incentivo à qualidade de vida, especialmente entre os jovens.

Com a modernização, o espaço passa a oferecer uma estrutura mais adequada tanto para treinos quanto para competições, fortalecendo o basquete 3×3 e ampliando as oportunidades para os praticantes da modalidade em Assis.

A iniciativa integra o compromisso da Prefeitura de Assis com a valorização dos espaços esportivos e o incentivo ao esporte como instrumento de transformação social.




Copa CIVAP 2026 de Futebol Infantil tem início neste sábado com jogos em toda a região

Neste sábado (9) de maio, começa a Copa CIVAP de Futebol de Campo Infantil 2026, reunindo equipes de diversos municípios consorciados em uma competição que valoriza o desenvolvimento esportivo, a integração regional e a formação de jovens atletas.

A rodada de abertura acontece a partir das 8h, com partidas simultâneas em diferentes campos da região. A competição contempla as categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15, promovendo oportunidades para crianças e adolescentes demonstrarem talento, disciplina e espírito esportivo dentro de campo.

Organizada pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – CIVAP), por meio da Câmara Técnica de Esportes, a Copa CIVAP já se consolidou como uma das principais iniciativas esportivas regionais voltadas às categorias de base. Além de incentivar a prática esportiva, o torneio também fortalece vínculos entre os municípios participantes e promove valores como respeito, trabalho em equipe e cidadania.

Nesta primeira rodada, os confrontos acontecem nos municípios-sede de Echaporã, Florínea, Paraguaçu Paulista, Cândido Mota, Oriente, Ocauçu, Chavantes e Ribeirão do Sul, com jogos distribuídos ao longo do dia.

A expectativa é de grande participação da comunidade, com familiares, torcedores e apoiadores acompanhando o desempenho dos jovens atletas e incentivando o esporte como ferramenta de transformação social.

Para conferir a tabela completa, horários e locais das partidas, os interessados podem acessar o link oficial da competição: https://campeonato.ifut.com.br/c/copa-civap-futebol-infantil