Chuvas persistem na região e Energisa reforça dicas de segurança para evitar acidentes com eletricidade
Em dias chuvosos, não fique em áreas abertas e descampadas, tampouco sob estruturas metálicas ou árvores
Uma área alongada de baixa pressão atmosférica, fenômeno conhecido como “cavado”, deixará o tempo instável, nesta segunda-feira (2) e com condições para chuvas que poderão ser localmente fortes e acompanhadas de descargas atmosféricas nas regiões de Presidente Prudente, Assis e Catanduva. A Energisa Sul-Sudeste segue com equipes de prontidão para possíveis ocorrências que possam surgir durante o período e aproveita para reforçar à população as orientações de segurança a fim de evitar acidentes com a eletricidade.
Na terça-feira (3), desde a madrugada e manhã, a chuva pode ser forte. Nesse período, o maior volume é esperado para a região de Assis. À noite, a atenção deve ser para a região de Bragança Paulista, devido aos acumulados elevados. Em 24h são previstos cerca de 85 mm em Bragança e região. Entre terça e quarta-feira os acumulados podem chegar a 130 mm.
De quinta-feira (5) a sábado (7), a chuva deve ser moderada nas regiões indicadas e, no domingo (8), a tendência indica condições para chuva forte.
Com temperaturas elevadas, as rajadas de vento podem variar de 40 a 60 km/h. Esses ventos fortes podem causar destelhamentos, arremessar galhos e derrubar árvores, que se atingirem a estrutura da rede elétrica danificam postes e provocam o rompimento de cabos, prejudicando o fornecimento de energia.
“Nos preocupa o fato de que muitas pessoas insistem em atitudes inseguras e não recomendadas para os dias de chuvas, como ficar exposto a céu aberto durante a aproximação de um temporal. Não fique em áreas abertas e descampadas, tampouco embaixo de estruturas metálicas ou árvores. Os lugares abertos são um risco à vida de pessoas e animais”, reforça o gerente de Operações Anderson Rabelo Rosa.
Ainda para quem estiver na rua, o gerente alerta que não é recomendado se aproximar de árvores, principalmente aquelas que estão próximas da rede elétrica. Além disso, caso ocorra a queda de poste e o rompimento de cabos, ao se deparar com cena, é necessário manter distância e acionar a Energisa. “Não se aproxime em hipótese alguma, nem para fazer vídeos ou fotos. Ao fazer isso, a pessoa pode levar um choque elétrico, que pode ser fatal”, salienta o gerente, ao acrescentar que é arriscado utilizar objetos de madeira ou metálicos para afastar esses cabos.
Para quem está dentro de casa, a orientação é retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas. É recomendável também não usar o celular conectado à tomada até a chuva passar, a menos que seja estritamente necessário.
Por fim, se estiver dentro de um veículo durante o temporal, não pare embaixo de árvores de grande porte. Estacione em um local seguro, longe das áreas com risco de alagamentos, e permaneça no veículo até o tempo ruim passar. Caso um cabo de energia caia sobre o seu veículo, mantenha a calma, fique dentro do carro sem tocar as partes metálicas e acione a distribuidora de energia imediatamente, além do Corpo de Bombeiros.
Para saber mais dicas de segurança e evitar acidentes elétricos, acesse seguranca.energisa.com.br. Para falar com a Energisa, basta acessar o aplicativo Energisa On ou acione a Gisa, assistente virtual do WhatsApp, pelo número (18) 99120-3365. A empresa também está disponível pelo 0800 70 10 326.