Circuito Paralímpico de atletismo – 1ª fase nacional tem medalhistas dos Jogos em busca de índices para Mundial

O Circuito Paralímpico de atletismo – 1ª fase nacional recebe neste fim de semana 401 atletas em busca do índice A para o mundial da modalidade em Nova Déli, na Índia, que acontece de 27 de setembro a 5 de outubro. O Circuito, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo nos dias 24, sábado, e 25, domingo, contará com provas de pista e campo, e atletas que subiram ao pódio nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 devem participar das disputas. A competição terá transmissão ao vivo pelo YouTube do CPB em ambos os dias.
A potiguar Thalita Simplício é a atual campeã mundial de atletismo na prova dos 400m pela classe T11 (deficiência visual), mesma prova que rendeu a ela a medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Paris. Ainda no mundial de Kobe no ano passado, Thalita conquistou uma medalha de prata nos 200m de sua classe. Agora, no fim de semana, a velocista correrá pela obtenção do índice que pode valer a sua entrada para o próximo Mundial e a chance de buscar o bicampeonato.
Esta não é a primeira competição do ano que Thalita faz em busca do índice, mas se sente à altura do próximo desafio. “A busca do índice já está acontecendo desde quando começaram as competições do CT Paralímpico que valem a marca, e a primeira etapa [do Circuito] nacional é mais uma chance para a gente alcançar esse tempo para o Mundial. Para mim, este não é um índice longe de ser alcançado, porque é algo que eu já fiz antes, mas acho que existem vários fatores que podem acontecer durante a prova e que podem impactar essa busca da vaga”, explica a atleta que nasceu com glaucoma.
Prata no salto em distância nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o gaúcho Aser Ramos busca agora uma medalha inédita no Mundial de atletismo, mas antes precisa chancelar sua participação na competição com a obtenção do índice. “Tenho mantido os resultados acima dos 5,90m e no ano passado fiz 5,99, então acredito que este ano vou para casa dos seis [metros]. Vou fazer tentativas para quebrar o recorde”, detalhou o atleta.
“Eu vejo essa próxima disputa no Mundial como uma possível medalha de ouro, um possível recorde mundial quebrado. Depois do meu ano de Jogos muito bom e muito bem disputado, acredito que este ano estou mais treinado e melhor em questão de resultados”, afirmou o atleta.
Os campeões paralímpicos de Paris inscritos para o Circuito Loterias Caixa de atletismo – 1ª fase nacional também incluem o mineiro Claudiney Batista, ouro na prova do lançamento de disco para a classe F56 (competem sentados); a paulista Beth Gomes, ouro também no lançamento de disco, mas para a classe F53 (competem sentados); o paulista Júlio Agripino, ouro nos 1500m da classe T11 (cegos); e a paraense Fernanda Yara, ouro nos 400m da classe T47 (limitações em membros superiores).
Serviço
Primeira Etapa Nacional do Circuito Paralímpico de Atletismo
Data: 24 e 25 de maio
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo