Como garantir a segurança elétrica dos seus aparelhos domésticos

Por Patrícia Hellmeister Dias

image_pdfimage_print

 

 

Basta uma olhada rápida e vemos diversos eletrodomésticos em cima das bancadas da cozinha, na sala, nos quartos… São ventiladores, liquidificadores, máquinas de lavar, secadores de cabelo… Muitos são indispensáveis no nosso dia a dia, mas podem se transformar em um perigo quando não são de boa qualidade ou usados de maneira incorreta.

Dados do Anuário Estatístico Abracopel de Acidentes de Origem Elétrica 2022 aponta que os números gerais subiram em relação aos de 2020. A boa notícia é que os números de fatalidades com choque elétrico, apesar de representarem a maioria dos acidentes de origem elétrica, diminuíram, assim como os números de acidentes em ambientes residenciais, que somaram 190 em 2021, o menor nos últimos anos.

Mas os números de acidentes com incêndios de origem elétrica aumentaram, e têm ocorrido não somente em ambientes residenciais, mas também em hospitais. A maior parte dos acidentes dentro dos ambientes residenciais são classificados como “fio partido ou sem isolamento” – que trata de várias situações de toque acidental em fios que estavam sem isolamento, como tomadas e instalações provisórias. Os números são seguidos por acidentes com eletrodomésticos, principalmente as máquinas de lavar roupa, que vitimaram muitas pessoas em 2021.

De olho na etiqueta

No momento de escolher um eletrodoméstico, não basta conferir a etiqueta com o preço. Muito pelo contrário. O mais importante é conferir a etiqueta – o Selo de Conformidade – do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que comprova a certificação do aparelho, o que vai garantir a segurança do seu eletrodoméstico, assim como um manual com instruções bem detalhadas sobre o seu uso, entre outros itens.

Os eletrodomésticos têm certificação compulsória no Brasil, tendo como base a portaria vigente 371 INMETRO de 29/12/2009 que regula os aparelhos e seus similares, importados ou fabricados no País, observando requisitos mínimos de segurança elétrica para a sua comercialização.

As normas IEC 60335-1 e IEC 60335-2-X estabelecem critérios para o Programa de Avaliação da Conformidade de Aparelhos Eletrodomésticos e Similares. A IEC 60335-1 atende aos requisitos gerais para segurança elétrica dos produtos; e a IEC 60335-2-X é uma norma específica para cada tipo de produto, visando prevenir acidentes de consumo e proteger os consumidores em relação aos riscos elétricos, mecânicos, térmicos, fogo e radiação dos aparelhos, quando em utilização normal.

Todos os ensaios e testes que comprovam a qualidade do eletrodoméstico devem ser realizados por Organismo Certificador de Produtos que assume a responsabilidade civil e legal sobre o processo de certificação, seguindo normas específicas. Após o aceite do INMETRO, o produto recebe a certificação, o que garante ao consumidor final que ele atende as normas em relação à segurança elétrica.

Não coloque a sua família em risco.

Patrícia Hellmeister Dias é Diretora de Certificação de Produtos na TÜV Rheinland Brasil

Botão Voltar ao topo