Como identificar fraudes em compras online?

Por Bruno Tenório

image_pdfimage_print

 

A cada ano, o número de lojas online no Brasil apresenta um crescimento, assim como a preferência dos consumidores por esse estilo de compra. Porém, ao optar por esse tipo de pedido, você pode se expor a diferentes riscos. Será que tem como identificar fraudes em compras online?

Amplamente reconhecida, essa modalidade de consumo é muito mais prática e cômoda, pois permite fechar negócio sem sair de casa. Impulsionado pela pandemia do coronavírus em 2020, o comércio eletrônico apresentou expansão de 40% no número de vendas.

E embora esse crescimento tenha contribuído para um aumento de vítimas de fraudes e golpes, existem métodos que permitem identificar os riscos e evitar sites inseguros.

Para realizar suas compras com segurança, o ideal é seguir as orientações de especialistas em consumo online. A seguir, confira algumas ações simples para identificar fraudes nas compras online.

Confira os protocolos de segurança e o endereço do site

Uma das primeiras etapas para garantir que a sua compra está sendo realizada em um site seguro, é conferir a adesão dos protocolos de segurança.

O nome é complexo, mas basta checar se há o símbolo de um cadeado fechado na barra de endereço. Esse símbolo condiz com o protocolo SSL, que criptografa as informações enviadas dentro do site. Assim, apenas o consumidor e a loja possuem a chave para decodificar os dados.

Outra verificação importante é se o site possui o endereço “HTTPS”, que é uma camada extra de segurança. Além da criptografia, esse protocolo verifica a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais.

Conferidas essas duas etapas, esteja atento ao endereço do site. Muitas empresas fraudulentas utilizam endereço parecido e a mesma identidade visual de uma marca famosa para enganar os consumidores.

Nesse caso, veja sempre se o link na barra de endereços está escrito de forma correta. Se houver um erro de grafia na marca, feche a página.

Preste atenção às informações de contato

Outra importante ferramenta para quem quer realizar suas compras online é conferir se o site oferece informações válidas para contato.

Inicialmente confira se há número de CNPJ, que é uma combinação numérica própria e representa a inscrição da loja como pessoa jurídica nos órgãos competentes.

Posteriormente, observe se existem meios de contato direto, como número de telefone e e-mail. Atualmente, muitos e-commerces oferecem chat próprio para que o consumidor tenha acesso a um consultor online, estreitando e mantendo a relação mais próxima.

Se mesmo confirmando essas informações as dúvidas persistirem, ligue ou envie um e-mail para o endereço cadastrado, caso não haja resposta em um espaço de tempo condizente, repense sua compra. Lojas falsas dificilmente respondem ou oferecem um canal de comunicação direto.

Confira as fotos dos produtos e as opiniões dos clientes

Sites confiáveis possuem equipes especializadas para oferecer o maior número de informações possíveis sobre os produtos vendidos.

Além disso, os e-commerces costumam apresentar sistemas de avaliação dos produtos, que pode ser por nota ou espaço aberto para comentários.

Por isso, desconfie de sites em que os produtos não possuem muitas fotos, ou que apresentem má qualidade em sua estrutura, como erros de digitação e de linguajar nas descrições.

Lojas confiáveis prezam muito por sua imagem, enquanto sites fraudulentos buscam rapidez, por isso os erros são facilmente encontrados.

Tenha cuidado com os links e promoções irresistíveis

Economizar é palavra-chave para muitos consumidores conscientes, porém, ao se apressar em aproveitar uma oferta incrível, o consumidor pode estar sendo vítima fraude sem perceber.

Esteja atento às promoções enviadas com endereços clicáveis, uma vez que muitas empresas fraudulentas utilizam esse meio para forjar links que, ao serem acessados, direcionam o usuário para uma página capaz de captar e clonar os seus dados.

Também evite promoções que aparecem por um preço muito mais baixo do que o normal. Segundo Thiago Klaumann, especialista em compras online do site Agora Cupom, um método seguro para pagar menos é com cupom de desconto, que são gerados e oferecidos pelas próprias marcas.

Pesquise sobre a loja em sites especializados e redes sociais

Possivelmente uma das maneiras mais certeiras de confirmar se uma loja é confiável ou se é fraude, é conferir a reputação em sites especializados como o Reclame Aqui e o Ebit.

Essas plataformas oferecem importantes informações sobre todo o processo de compra, entrega e pós-compras.

Além desses sites, as redes sociais são ferramentas úteis na hora de confirmar se aquilo que foi prometido no momento da venda será realmente entregue. Nestes ambientes, é simples e fácil analisar a postura que determinada loja ou marca adota perante seus clientes.

Segurança em todos os seus pedidos

Apesar de ocorrer situações de fraudes, com atenção a essas dicas, as compras podem ser realizadas de forma segura e com comodidade.

Assim, você consegue aproveitar todos os benefícios que só o mundo digital é capaz de oferecer: conforto ao fazer o pedido, preço baixo ao aproveitar promoções e a comodidade de receber tudo em casa.

Bruno Tenorio, redator formado em letras pela UFPR

Botão Voltar ao topo