Completando 46 anos, empresa do segmento de climatização bate recorde de crescimento em 2023

image_pdfimage_print

 

 

Ao chegar em seu 46º ano de existência, o Grupo Leveros celebra mais um recorde de crescimento: aumentou 34% do seu faturamento em 2023, na comparação interanual. Na linha histórica, o resultado acompanha outro resultado significativo da companhia, quando em 2022, alcançou R$ 1 bi de faturamento. A empresa, que surgiu em Assis (SP), atualmente conta com modelo de lojas próprias e franquias pelo Brasil, além de e-commerce e marketplace nas principais plataformas, oferecendo soluções em climatização, refrigeração e energia solar.

Entre os fatores que contribuíram para o resultado deste período, destaca-se o novo modelo de negócios: o posicionamento como Leveros 3.0, indo além da sua atuação como distribuidora, para ser um ecossistema de soluções.

Além disso, a influência da intensa onda de calor no Brasil durante o ano passado teve um papel crucial no desempenho da empresa. Com temperaturas recordes em diversas regiões, a procura por soluções de climatização e refrigeração atingiu níveis sem precedentes. No Ceará, por exemplo, houve crescimento de 70% no faturamento de vendas. O resultado reforça a estratégia da companhia em expandir sua presença territorial através de franquias.

“A onda de calor foi um fator significativo para o aumento das vendas, mas nosso foco contínuo em inovação, expansão e investimento interno foi determinante para chegarmos nesses números recordes. Também, buscamos sempre ofertar produtos com mais tecnologia embarcada, sustentáveis e com o menor consumo de energia, gerando cada vez mais valor para o consumidor”, destaca o CEO do Grupo Leveros, Tiziano Pravato Filho.

Vendas no e-commerce e franquias

Em números, a empresa viu a venda de ar condicionado aumentar 51% em seu e-commerce, na comparação entre 2023 e 2022. Já as seis unidades físicas – a sede em Assis e demais lojas em São Paulo (SP), Salvador (BA), Ribeirão Preto (SP), Itapema (SC) e Fortaleza (Ceará), somaram juntas um crescimento de 36% no mesmo período.

O carro-chefe da Leveros é o ar condicionado do tipo High Wall com tecnologia inverter, que teve um aumento de 42% em vendas, em 2023.

Governança e novo modelo de negócios

O foco estratégico da Leveros em 2023 também foi um elemento-chave para obter grandes resultados positivos. A empresa concentrou seus esforços na inovação tecnológica e expansão de sua presença no mercado com o posicionamento de Leveros 3.0.

A partir de então, a companhia passou a atuar como catalisador dentro do seu mercado, buscando suprir lacunas em diferentes áreas que vão da prestação de serviços ao atendimento ao consumidor final.

Para isto, em 2023, a Leveros investiu um total R$ 13,5 milhões na wap.store, empresa especializada em soluções para e-commerce, o que culminou em uma joint venture, chamada Profiz.

A spin-off do Grupo Leveros tem como objetivo auxiliar, de forma gratuita, prestadores de serviços tanto na gestão dos seus negócios, quanto na sua qualificação. No entanto, a plataforma reúne, ainda, funcionalidades como: gestão e qualificação para prestadores de serviços; manuais de produtos; ferramenta de cashback; calendário de eventos; gestão de certificações e avaliações de clientes para execução de serviços e, a vitrine de profissionais.

Também dentro da Profiz está disponível um marketplace, que além da própria Leveros, conta com sellers como Refrigás, Trox e outros. Só em 2023, a Profiz já tinha registrado mais de R$ 4 milhões em vendas de produtos dentro da ferramenta.

Sobre a Leveros

Fundado em 1978, o Grupo Leveros tem em seu DNA inovação e profissionalismo, oferecendo soluções completas em climatização, refrigeração e energia solar. A companhia iniciou como uma empresa prestadora de serviços de linha branca. No início dos anos 2000, passou a atuar com a comercialização de ar-condicionado split, e em 2007, foi uma das primeiras a vender o produto via e-commerce no Brasil. Em 2019, ingressou também no mercado de energia solar. Em 2020, lançou a Profiz, plataforma voltada ao desenvolvimento de prestadores de serviços e parceiros. Nos últimos anos, o Grupo Leveros vem recebendo reconhecimentos como o Prêmio Reclame Aqui e Magalu (2017), o Prêmio B2W Marketplace Seller Day (2017 e 2018), medalha de ouro no Ebit (avaliador de satisfação de consumidores em compras virtuais), figura entre as 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro (SBVC) e está entre as 1.000 maiores empresas do Brasil segundo publicação do Valor Econômico de 2023. Além disso, sua cultura organizacional também foi destacada pelo Ranking Great Place To Work (GPTW – Melhores Lugares Para Trabalhar). Em 2023, a companhia figura no ranking Valor 1000.

Botão Voltar ao topo