Comum em homens, varicocele pode causar infertilidade, mas, tem tratamento
Principal causa tratável da infertilidade masculina, varicocele prejudica a produção e a qualidade dos espermatozoides

Condição que afeta cerca de 15% da população masculina e apresenta grande incidência especialmente entre o final da adolescência e o início da vida adulta, a varicocele é uma das principais causas da infertilidade entre os homens.
Caracterizada pela dilatação anormal das veias que drenam o sangue testicular, a varicocele pode causar problemas graves quando não tratada a tempo. “As complicações podem causar a infertilidade masculina e o hipodesenvolvimento testicular. Mas, também é importante ressaltar que nem todos os homens que apresentam essa condição se tornam inférteis”, explica o farmacêutico Bruno Jacon, que é gerente de Qualidade da Euroart Import, que trouxe para o Brasil o lubrificante de fertilidade Conceive Plus, que ajuda a engravidar.
Nos casais que não conseguem engravidar pela primeira vez, por uma causa masculina, sua incidência é de 35% e naqueles que não conseguem a gravidez por uma segunda vez sua incidência é de 81%. “Esses dados demonstram que a varicocele, quando não tratada, realmente é uma das maiores inimigas da fertilidade”, complementa Jacon.
Qual é o tratamento para varicocele?
Embora nem sempre necessite de intervenção cirúrgica, em casos de dor crônica, infertilidade associada ou atrofia testicular, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes. A medicina disponibiliza atualmente diversas opções terapêuticas de tratamento, variando de procedimentos minimamente invasivos, apenas medicamentosos, ou chegando até a cirurgia tradicional.
“Tudo depende da avaliação de um urologista, mas, a princípio. o tratamento pode ser somente com medicamentos para controle das dores e acompanhamento médico. Mas, nos casos mais graves, pode ser necessária a cirurgia convencional, chamada de varicocelectomia ou a minimamente invasiva, na qual um pequeno cateter é inserido em uma veia da virilha ou do pescoço e guiado até as veias espermáticas dilatadas, utilizando imagens de raio-x”, explica Jacon.
Varicocele X fertilidade masculina
Ter varicocele não significa necessariamente infertilidade. Contudo, ela pode contribuir para dificultar a chegada de um bebê. “Como essa condição prejudica a quantidade e a qualidade dos espermatozoides, nos casos mais leves em que não é necessário cirurgia, o uso de um lubrificante de fertilidade como o Conceive Plus pode auxiliar de forma decisiva”, explica o farmacêutico.
Ao contrário dos lubrificantes comuns, que somente facilitam a relação sexual, os lubrificantes de fertilidade foram desenvolvidos para auxiliar casais a terem filhos, já que contam com formulação exclusiva que não agride o sistema reprodutor feminino e nem o espermatozoide. “O Conceive Plus aumenta as chances de o casal engravidar, já que facilita a mobilidade dos espermatozóides, mantendo-os vivos por até 72 horas a mais do que o normal”, esclarece.
Segundo Carlos Alberto Dimarzio Filho, Gerente Geral da Euroart Import, importadora oficial do lubrificante de fertilidade, o produto já passou por testes laboratoriais que comprovam sua eficácia. “O Conceive Plus é vendido em mais de 70 países com grande sucesso. No Brasil, ele foi aprovado pela Anvisa no ano passado e os clientes devem adquirir o produto com embalagem e instruções em português ”, finaliza.