Crise hídrica e busca por corte de gastos aquece o mercado de franquias de energia solar 

Grupo BITTENCOURT analisa cenário e identifica oportunidades que estão em alta neste setor  

image_pdfimage_print

 

A pandemia fez com que muitas pessoas passassem a trabalhar de suas casas e pudessem observar de perto o salto significativo na conta de energia elétrica, ainda mais com a agravante crise hídrica que assola o país. Hoje, mais de 60% da energia fotovoltaica gerada no país vem de pequenos sistemas instalados em telhados de residências e pequenos comércios. Até o final de 2021, a expectativa é que o número de novas companhias no mercado fotovoltaico chegue a 5.400, segundo dados do Portal Solar, um marketplace de equipamentos e serviços para projetos de energia solar, que é atendido pelo Grupo BITTENCOURT, uma consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias.

“Estamos positivos em relação aos estudos que temos feito sobre as possibilidades de ampliação do mercado no Brasil em relação à energia solar. Com a pandemia, o consumidor tem cobrado das empresas ainda mais posicionamento sustentável, seja por ideologia seja por necessidade de um consumo mais consciente. E as empresas, em contrapartida, têm se conscientizado sobre os impactos que causam tanto no aspecto social, ambiental e da necessidade de maior governança para gerir esses aspectos. Isso tem se mostrado como uma oportunidade no mercado”, analisa Lyana Bittencourt, CEO do Grupo BITTENCOURT.

O impacto é tão grande que o  investimento global em projetos de energia renovável totalizou US$ 174 bilhões no primeiro semestre de 2021. No Brasil, essa tendência está chegando com mais força agora e abre grandes oportunidades de negócio para as franquias nesse segmento. Segundo uma recente pesquisa realizada pelo Ibope, e encomendada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), 90% dos brasileiros querem gerar a própria energia, seja por meio de painéis solares ou por outras fontes renováveis. Esse percentual era de 77% em 2014. E para atender a essa demanda, a cada mês são criadas 450 empresas de energia solar no Brasil.

O Portal Solar lançou, em maio, uma operação de franquias que vai permitir a qualquer empreendedor atuar no segmento investindo 25.000 reais. O investimento inicial dado pelo franqueado inclui a taxa de franquia, treinamentos, equipamentos de segurança e uniforme, material de marketing e um drone, usado para tirar fotos dos telhados, o que ajuda no dimensionamento do projeto. “Com um número crescente de consumidores enxergando a produção própria de energia como alternativa para reduzir a conta de luz, cresce a possibilidade de opções para os diferentes tipos de empreendedores que desejam atuar num modelo de negócio que além de rentável é também ambientalmente responsável. E isso traz benefícios tanto para o empreendedor quanto para a sociedade”, reforça Lyana.

O franchising tem sido uma possibilidade para escalar esses negócios por meio de parceiros estratégicos, franqueados. Alguns modelos começam a surgir no mercado, e um exemplo, é a franquia home-based, tendência no franchising que permite ao empreendedor operar todo o negócio diretamente da própria casa. Outro modelo é o store in store (dentro de outra loja), em que você instala a sua franquia em um espaço dentro de um ponto comercial já existente, seja próprio ou de terceiros, que assim como no modelo anterior, tem como vantagem a grande redução dos custos quando comparado aos gastos de um local comercial próprio.

Sobre o Grupo BITTENCOURT
Consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias. Com mais de três décadas de história, o Grupo se consolidou no mercado como referência em ressignificação de negócios, atuando em diversos canais e com empresas de todos os portes e segmentos. Com operações no Brasil e também na Europa, a empresa oferece soluções que vão desde desenvolvimento de novos conceitos de negócios até a gestão completa de uma rede. Arezzo, Reserva, Vivo, Danone, Todeschini, Adcos, Dunkin Donuts, Coca Cola, Google, Samsonite, Porto Seguro, Adidas e Heliar são alguns players de peso que tiveram seus negócios impactados pelo trabalho da consultoria. Site: https://bittencourtconsultoria.com.br/

 

Botão Voltar ao topo