Dia da Consciência Negra 2024 celebra a negritude, a história e a cultura afro-brasileira

Com entrada franca, programação tem shows de grandes nomes da música brasileira e feira de afroempreendedores, além de palestras e debates

image_pdfimage_print

 

A Prefeitura Municipal de São Paulo, com a organização da Secretaria Municipal de Relações Internacionais e do Farol Antirracista, divulga as datas e programação da IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra. Entre os dias 22 e 24 de novembro, das 10 às 22h, o Pavilhão 3 do Distrito Anhembi receberá a 4ª edição do evento que este ano tratará da história dos griôs, conhecidos como os sábios e guardiões que contam e preservam as histórias da população preta no Brasil e na África.

Por meio da oralidade, esses contadores de histórias, poetas e músicos, compartilham sabedoria, memórias de luta, amor e resistência, conectando gerações e fortalecendo a identidade cultural e as tradições de seus povos. Sua importância está em preservar a cultura e transmitir o conhecimento através de sua sabedoria ancestral.

“Estas características criam identidade e contribuem para a resistência dos povos negros. Os pretos e pretas, mesmo sofrendo com a violência da escravidão e da diáspora, resistiram e ajudaram a construir nossa cidade, nosso estado e nosso país. E mesmo com todo o legado cultural, ainda lutamos por reconhecimento”, explica Elaine Gomes, gerente de Projetos e responsável pela coordenação da Expo Internacional Dia da Consciência Negra.

Em busca desse reconhecimento e da conscientização da população sobre a história dos povos negros, a Expo promete 36 horas de programação vibrante, reunindo shows, palestras, exposições e uma feira dedicada aos afroempreendedores. Além disso, as famílias poderão se divertir no Espaço Erê, uma área infantil repleta de atividades, enquanto todos saboreiam uma deliciosa variedade de gastronomia africana e afro-brasileira.

Este ano, a Expo conta com 60 afroempreendedores, que por meio do programa SP Afroempreendedor, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, tem por objetivo realizar ações que incluem a criação e instituição da Rede Municipal de Micro e Pequenos Afroempreendedores, com o intuito de impulsionar o desenvolvimento local, fortalecer a cultura afrodescendente, estimular negócios afro no cenário empresarial e promover a troca de experiências, intercâmbio e contribuir para o fortalecimento econômico desse segmento, criando um ambiente propício para o crescimento e sucesso dos empreendedores afrodescendentes da cidade de São Paulo.

Para mais informações sobre os shows e a programação completa da Expo, acompanhe o Instagram do evento – @consciencianegrasp – e fique por dentro de todas as novidades da Expo 2024!

 

Botão Voltar ao topo