Diocese de Assis

ALICERCES PARA A VIDA

image_pdfimage_print

Não é preciso ser pedreiro para saber que uma construção, bem edificada, precisa de bom alicerce. Caso contrário é perda de material, serviço e dinheiro.

A vida é como uma construção, e nada é tão importante e necessário na vida do que um bom alicerce; um fundamento; uma estrutura. Porque uma vida sem base sólida não suporta situações difíceis e inesperadas. Sem um bom alicerce a vida não suporta apertos e dificuldades. Vive inseguro e sem rumo quem pendurou sua vida na sorte, nos momentos ou no imediatismo.

A vida só está bem edificada sobre fortes convicções.

O alicerce da Fé (Cl 1,21-23). A fé, antes de ser um compromisso de uma pessoa, é um dom de Deus e, como tal, funciona através da graça de Deus e dos esforços humanos. A fé é um alicerce para a vida. Sendo assim, a vida sem fé não tem sentido, como diz a Palavra de Deus.

“Com a morte que Cristo sofreu em seu corpo mortal, Deus reconciliou vocês, para torná-los santos, sem mancha e sem reprovação diante dele. Isso tudo, sob a condição de que vocês permaneçam alicerçados e firmes na fé, sem se deixarem afastar da esperança no Evangelho que vocês ouviram, e que foi anunciado a toda criatura que vive debaixo do céu”

O Alicerce da Família (Ef 5,21-6,4). A primeira e mais importante experiência de relacionamento interpessoal é a família. É ali que as pessoas interagem de maneira total, por uma convivência de proximidade, intensamente afetiva. A família é um alicerce para a vida. Não é possível viver, de maneira saudável e equilibrada, sem família. As pessoas precisam de família porque este é o ninho da vida.

“Sejam submissos uns aos outros no temor a Cristo. Mulheres, sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor. Maridos, amem suas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela; Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Pais, não dêem aos filhos motivo de revolta contra vocês; criem os filhos, educando-os e corrigindo-os como quer o Senhor.”

O Alicerce da Amizade (Eclo 6,8-17). Assim como as relações familiares, a relação de amizade constitui um dos núcleos mais importantes da vida de todos nós. Amizade é uma necessidade porque é suporte de vida. Infeliz de quem não tem amizade. A amizade é um alicerce para a vida. Ninguém vive sozinho neste mundo!

“Existe amigo que é companheiro de mesa, mas que não será fiel quando você estiver na pior. Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro. Amigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculável. Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem ao Senhor o encontrarão.”

O Alicerce dos Valores Morais (Ef 4,22-32). Assim com a luz clareia o caminho no meio da noite, permitindo dar passos, assim são os valores: são enormes luzeiros plantados no coração e na consciência de cada um de nós. Através dos valores morais, iluminamos nossa conduta. Os valores morais são alicerce para a vida, precisam ser aprendidos e cultivados porque a vida sem lei é um desatino. Sem valores morais não há disciplina na vida.

“Vocês devem deixar de viver como viviam antes, como homem velho que se corrompe com paixões enganadoras. É preciso que vocês se renovem pela transformação espiritual da inteligência, e se revistam do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade.”

O Alicerce da Humanidade (Eclo 14,5-18). Somos humanos! Esta é uma afirmação que tem consequências graves para a vida de todos nós, porque nos coloca frente a frente com limitações e grandezas; forças e fraquezas; finitude e eternidade… Saber-se humano é saber-se em busca, em luta, em crescimento, em avanço, em evolução… Nós não somos anjos e nem máquinas, somos gente.

“Quem é mau para si mesmo, com quem será bom? Ninguém é pior do que aquele que maltrata a si mesmo. Meu filho, trate-se bem na medida do possível, e apresente ao Senhor as ofertas que deve a ele. Não se prive de um dia feliz, nem deixe escapar um desejo legítimo. Dê e receba, e divirta-se, porque no mundo dos mortos não existe alegria. Todo corpo envelhece como roupa, porque a morte é uma lei eterna.”

Não deixe a sua vida sem alicerces!

PE. EDIVALDO PEREIRA DOS SANTOS

Botão Voltar ao topo