Diocese de Assis
Josué era, ainda, jovem quando Deus o escolheu para uma grande missão: liderar o Povo de Deus, continuando a caminhada que, Moisés, iniciara saindo do Egito, em direção à terra prometida.
Que desafio!
Josué, certamente, se sentiu pequeno, fraco, desqualificado, incapaz, impotente e incompetente para uma missão tão difícil. Não era para menos. Quem era ele para continuar a obra de Moisés? Quem era ele para guiar o povo de Deus?
Mal sabia Josué que a competência da missão que Deus entrega nas mãos de uma pessoa, não depende de mais ninguém do que do próprio Deus que chama e envia.
Vamos recuperar o capítulo 1 do livro de Josué para vermos onde esta o sentido, a força, a motivação e a força para a missão
Contexto do Chamado de Josué
“Depois da morte de Moisés, servo de Javé, Javé falou a Josué, filho de Nun, auxiliar de Moisés: ‘Meu servo Moisés morreu. Agora levante-se e atravesse o rio Jordão, com todo este povo, para a terra que eu vou lhes dar. Todo lugar que a planta dos pés de vocês pisar, eu o dei a vocês, conforme prometi a Moisés. O território de vocês irá desde o deserto até o Líbano, e desde o grande rio Eufrates até o mar Mediterrâneo, no ocidente’.”
Promessas e Advertências de Deus para que se cumpra a missão
“Ninguém poderá resistir a você durante toda a sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei também com você: nunca o abandonarei nem o deixarei desamparado.
Seja firme e corajoso, porque você fará esse povo herdar esta terra que jurei dar a seus antepassados. Apenas seja firme e corajoso, para cumprir toda a Lei que meu servo Moisés lhe ordenou. Não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, e você terá sucesso em todos os seus empreendimentos.
Que o livro dessa Lei esteja sempre em seus lábios: medite nele dia e noite, para agir de acordo com tudo o que nele está escrito. Desse modo, você será bem-sucedido em seus empreendimentos e sempre terá sucesso.
Sou eu que estou mandando que você seja firme e corajoso. Portanto, não tenha medo e não se acovarde, porque Javé seu Deus está com você aonde quer que você vá.”
Josué assume a missão como lhe confiou o Senhor
Então Josué ordenou aos oficiais do povo: “Passem pelo meio do acampamento e dêem esta ordem ao povo: ‘Abasteçam-se de víveres, porque dentro de três dias vocês atravessarão o rio Jordão para tomar posse da terra que Javé seu Deus lhes dá’”. Josué disse aos rubenitas, aos gaditas e à meia tribo de Manassés: “Lembrem-se do que lhes ordenou Moisés, servo de Javé: ‘Javé seu Deus concede repouso a vocês e lhes dá esta terra’. As mulheres, crianças e rebanhos de vocês ficarão na terra que Moisés lhes deu na Transjordânia.
Vocês, porém, todos os homens de guerra, atravessarão o Jordão bem armados, na frente de seus irmãos, para ajudá-los, até que Javé conceda descanso aos seus irmãos, da mesma forma que deu a vocês, e até que eles também tomem posse da terra que Javé seu Deus lhes dá. Então vocês poderão voltar para a terra que lhes pertence e tomar posse da terra que Moisés, servo de Javé, deu a vocês na Transjordânia, no lado oriental.”
A resposta do povo à missão de Josué
“Eles responderam a Josué: ‘Faremos tudo o que você nos ordenou e iremos para onde você mandar. Obedeceremos a você, da mesma forma que obedecíamos a Moisés. Basta que Javé esteja com você, assim como estava com Moisés. Quem se revoltar e não obedecer às suas ordens, sejam quais forem, será morto. Basta que você seja firme e corajoso’.
PE. EDIVALDO PEREIRA DOS SANTOS