Diocese de Assis

LITURGIA NO MISTÉRIO CRISTÃO

image_pdfimage_print

 

Ouvimos falar, constantemente, sobre liturgia. Mas, o que é liturgia!?

A chave de compreensão da liturgia como lugar de encontro homem-Deus-homem é a MEMÓRIA. Não como simples lembrança de algo que já passou e não volta mais. Como algo vivo que continua nos movendo e dirigindo. Estamos falando de memória como ato de Re-cordar, Re-lembrar, Re-tomar, Re-ver, Re-viver, Re-atualizar, Re-fazer, Re-aver…

Memória, em liturgia, não se trata de um mero exercício mental; de uma capacidade intelectual.  Trata-se, outrossim, de uma reabilitação da experiência em termos vivenciais feita através de gestos, símbolos, palavras…  No âmbito da fé, até as coisas que parecem mais insignificantes ganham importância e sentido.

A liturgia é exatamente isso, a reatualização de uma experiência vivida, como se estivesse acontecendo exatamente naquele instante, comigo dentro.

A razão desta simultaneidade são as experiências fundantes da fé.

Passemos em revista as grandes experiências bíblicas que fundaram e refundaram a vida litúrgica das comunidades sendo, por sua própria força, um divisor de águas, marcando um antes e um depois da sua existência.

ÊXODO: Escravidão (força de trabalho)  ð Libertação ð Terra Prometida ð Seder Pascal (Ceia Pascal – memória)

O que chamamos de Êxodo é a libertação do povo de Deus que era escravo no Egito. Ligadas a isso estão a caminhada do povo pelo deserto, a festa da Páscoa, a celebração da Aliança com Deus, os Mandamentos recebidos no nome Sinal, a fuga do Egito e a experiência do deserto. Tudo isso está nos livros do Êxodo, Números, Deuteronômio, Levítico. Mas, a toda hora a Bíblia se refere a esses acontecimentos.

Até mesmo no Novo Testamento, o evangelista Mateus apresenta Jesus como um novo Moisés e a Páscoa dos cristãos, a culminância da libertação que era celebrada pelos judeus lembrando a saída do Egito.

EXÍLIO: Expropriação (Terra/Lei/Templo) ð Repatriação ð Reconstrução do Templo ð Circuncisão (pertença – memória ).

O Exílio foi a experiência dolorosa que o povo passou quando se viu expulso de sua terra, obrigado a sobreviver numa cultura diferente. O Êxodo e o Exílio são lembrados em muitos Salmos (Sl 137).  É o povo que reza cantando a história da interferência de Deus na sua vida. Profetas também falam disso e contam de novo os fatos. O mesmo faz o livro da Sabedoria (a respeito do Êxodo) e o livro das lamentações (a respeito da Exílio).

RESSURREIÇÃO: Anúncio (promessa) e Nascimento ð Missão ð Paixão-Morte-Ressurreição ð Eucaristia (páscoa – memória – 1Cor 11,17-26)

Durante muito tempo não havia nada escrito sobre Jesus, só havia a forte impressão deixada por ele nas pessoas que o conheceram. E essa impressão ganha novo sentido com a morte e ressurreição de Cristo.  Foi essa  experiência que provocou nas pessoas uma resposta diferente para a pergunta: Quem é esse Jesus de Nazaré? Por isso, a morte e ressurreição de Jesus são um tema que volta sempre nas cartas de Paulo e no Apocalipse.

NASCIMENTO DA IGREJA: Pentecostes ð Ensinamento dos Apóstolos/Comunhão Fraterna/Fração do Pão/Oração ð Comunidade (corpo místico – memória (At 2,42-47; 1Cor 12,4-31)

A Igreja que nasce em Pentecostes é que produz todos os livros do Novo Testamento, que só começaram a ser escritos muitos anos depois da morte de Jesus.  O que foi escrito é o que foi recordado e vivenciado com Jesus e a partir de Jesus

LITURGIA, a partir dessas considerações é: a reatualização da vida, compreendida dentro dos mistérios da fé – a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus – ritualizada através de gestos, símbolos, sinais, palavras e ações, para ser celebrada.

PE. EDIVALDO PEREIRA DOS SANTOS 

Botão Voltar ao topo