Diocese de Assis

CHAMADOS POR DEUS

image_pdfimage_print

 

Abre-se o mês vocacional…

Agosto, para a Igreja, é tempo de dialogar a nossa vocação e missão

A existência humana mistura fé e vida.  É difícil compreender um homem que não tenha fé. Mesmo os mais incrédulos ou ateus buscam “algo” em que se sustentar. FÉ e VIDA são duas faces da mesma existência. LOGO, a nossa existência, no que diz respeito à experiência de vida e de fé, se realiza como um CHAMADO.

CHAMADOS À VIDA

Primeira Constatação: Estou vivo! Precisamos aprofundar o Sentido e o Valor da Vida como Chamado. Nossa vida tem sentido, por isso vale a pena viver. Enquanto estou vivendo estou dando uma resposta ao chamado que Deus me fez. Segunda Constatação: Minha origem! Há uma história que faz referência à minha vida, que me situa desde o nascimento até a morte. Terceira Constatação: Foi Deus quem me chamou à vida! Não sou obra do acaso! Sou único e irrepetível. Somos obras perfeitas, amadas e queridas. Precisamos “voltar” ao útero para muitos necessários recomeços. Contemplar a vida nos seus primórdios, na sua gênese, na sua matriz primordial. Precisamos recuperar as raízes humanas da nossa existência para darmos mais visibilidade à nossa fé.

CHAMADOS À NOVA VIDA

Primeira Constatação: Quem me chamou, me mantêm vivo e nos mantem nele, com ele e por ele. “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim” (Gálatas 2,20-21). Segunda Constatação: Eu nasci de novo! Como se não tivesse bastado um nascimento, Deus nos deu um segundo: o batismo. “Eu garanto a você: se alguém não nasce do alto, não poderá ver o Reino de Deus (…) ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nasce da água e do Espírito” (João 3,3-5). Terceira Constatação: Foi Deus quem me chamou ao novo nascimento! Ele me quis, me instruiu, me fez conhecedor e me revestiu das coisas novas: “De fato, vocês foram despojados do homem velho e de suas ações, e se revestiram do homem novo que, através do conhecimento, vai se renovando à imagem do seu Criador” (Colossenses 3,9-11). Precisamos “voltar” à pia Batismal para retomarmos os sinais da vida nova: a água, o óleo nossos pais, nossos padrinhos, a igreja, o padre e o ‘eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo’ que apontam para o Criador e Renovador da vida.

ENVIADOS PARA A MISSÃO

Aquele que envia, vai a frente… nos precede em tudo: em todas as situações e lugares. Entre os muitos elementos importantes do envio destaco três. Primeiro Um só Espírito Muitos Pentecostes: Atos 2,1-13; 4,23-31; 10,44-48; 19,1-7. Segundo: Um novo Pentecostes na Igreja. É o Pentecostes “pessoal” que abre as comportas dos dons à pessoa e o Pentecostes “eclesial” que revela o chamado à unidade sempre no mesmo e único espírito. Terceiro: A Missão é de Deus; ele é que chama e envia. Envia os DOZE. Jesus chamou: Mt 10,1-4; preparou: Mt 5,1-16; 10,26-11,1; enviou: Mt 10,5-33.

Envia a NÓS: Jesus nos chamou, nos preparou, nos enviou. Ef 1,3-5; O Batismo e a Missão de Jesus: Mt 3,1-4; Mc 1,9-11; Lc 3,21-22; Jo 3,1-8;  O Batismo e a Missão da Igreja: Mt 28,16ss.

A consciência do CHAMADO abre, em nós, uma nova consciência sobre a nossa vida e missão e, nos coloca num âmbito de exigências pessoais que envolvem todo o nosso ser e nos permitem o novo do Reino de Deus: “É preciso que vocês se renovem pela transformação espiritual da inteligência, e se revistam do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade” (Efésios 4,22-24).

É tempo de retomada… é tempo de confirmarmos nossa vocação e eleição… é tempo de renovarmos o ‘eis-me, aqui, Senhor: “…procurem com mais cuidado firmar o chamado que escolheu vocês. Agindo desse modo, nunca tropeçarão” (2 Pedro 1,10).

PE. EDIVALDO PEREIRA DOS SANTOS 

Botão Voltar ao topo