Diretoria de Ensino realiza cerimônia de Premiação do XIV Festival em Comemoração ao “Mês da Consciência Negra”
A Diretoria de Ensino da Região de Assis – DERA, em parceria com o Instituto do Negro de Assis – Zimbauê, Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA e Escola de Samba da Vila Operária, realizou dia 27 de novembro, uma cerimônia para premiação do XIV Festival da Consciência Negra, com o tema: 20 anos do Instituto do Negro Zimbauê, a todos estudantes matriculados nas escolas da rede estadual da região de Assis/SP.
O ato contou com a participação do diretor executivo da FEMA, Hilário Vettore Neto; da supervisora de ensino, Rosenei Cristina Alves; os membros do Instituto Zimbauê e da Escola de Samba da Vila Operária – Mônica da Silva, Lucimeire Santos, Amaicol e Sérgio Augusto Frederico; do presidente da Câmara Municipal, Gerson Alves de Souza; da coordenadora de equipe curricular do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino, Elizana Luiz e toda a equipe de professores especialistas em currículo; dos professores Carlos Yazlle e Fernanda Ramalho – FEMA; além de gestores, professores, alunos e seus familiares.
Mesa diretiva e apresentação musical dos estudantes da E.E. Prof.ª Cleophânia Galvão da Silva
Premiação e certificação aos estudantes e professores da E.E. Prof.ª Maria Ângela Batista Dias
O festival teve quatro modalidades: desenho – do 1º ao 5º ano do ensino fundamental anos iniciais; fotografia – do 6º ao 9º ano do ensino fundamental anos finais; música e audiovisual (vídeo) – da 1ª à 3ª série do ensino médio. Todos os desenhos e fotografias ficaram expostos na entrada do Cine Piracaia, enquanto as produções audiovisuais (vídeos) foram projetadas no telão do cinema e as músicas apresentadas ao vivo pelos estudantes inscritos nesta modalidade.
Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino e membros do Instituto do Negro – Zimbauê
“Enfatizamos a importância do trabalho dos profissionais da educação diante das determinações legais bem como a contribuição para o processo de formação da cidadania, proporcionando aos estudantes uma visão crítica sobre conceitos referentes ao racismo, a história e cultura afro-brasileiras, instigando a pesquisa de temas relacionados ao respeito e à diversidade”, argumentaram os organizadores do concurso.