Diretoria Regional de Ensino e Instituto Zimbauê lançam XIV Festival da Consciência Negra em parceria com a FEMA

Programa celebra 20 anos do Instituto Zimbauê e traz novo formato para comemorar o Mês da Consciência Negra 

image_pdfimage_print

 

Na noite da última quinta-feira (23), a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) recebeu o Instituto do negro – ZIMBAUÊ e a Diretoria Regional de Ensino do Estado de São Paulo para lançamento do “XIV Festival da Consciência Negra: 20 anos do Instituto do negro – ZIMBAUÊ”, durante a 28ª Semana de Comunicação da FEMA.

Na ocasião, as representantes do Zimbauê, Mônica da Silva e Amaicol Wendrell Barbosa Barros destacaram a importância da promoção da igualdade racial por meio do Festival da Consciência Negra e a valorização da trajetória e a missão do instituto ao longo dessas duas décadas.

Em seguida, as professoras Gisele Antunes e Charlotte Zimmerman, representantes da Diretoria Regional de Ensino, falaram sobre as novidades do festival em 2024, que promete trazer uma abordagem inovadora em celebração à consciência negra.

Houve exibição de um vídeo com depoimentos de alunos da E.E. Prof. Cleophânia Galvão da Silva, de Assis, e da E.E. Joaquim Gonçalves de Oliveira, de Cruzália, participantes do projeto em edições anteriores, que demonstrou o impacto positivo e transformador do festival nas vidas dos jovens. A produção foi realizada no Laboratório Audiovisual da FEMA, pela Agência Geração Propaganda.

Eis o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=oXFLRyQnbK0

Neste ano, a FEMA renova sua parceria como apoiadora do festival, que tradicionalmente ocorre em novembro, em comemoração ao “Mês da Consciência Negra” e este ano acontecer dia 27 de novembro, no Cine Fema Piracaia.

Diferente das edições anteriores, que tinham formato de concurso, em 2024 será realizado em forma de festival, nas categorias “Desenho e Fotografia” (Ensino Fundamental anos iniciais e finais), “Música e Audiovisual” (Ensino Médio) mantendo a participação ativa dos alunos de 41 escolas estaduais jurisdicionadas à Diretoria Regional de Ensino- Assis

Mais detalhes sobre o festival serão divulgados em breve, prometendo uma celebração ainda mais inclusiva e significativa. A FEMA, o Instituto ZIMBAUÊ e a Diretoria Regional de Ensino reafirmam seu compromisso com a valorização da cultura negra e a promoção da igualdade racial por meio da educação e da arte.

 

Botão Voltar ao topo